Presidente Lula criticou o veto dos Estados Unidos a uma resolução do Brasil pedindo uma pausa humanitária na Faixa de Gaza
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (14) que, em 2023, a ONU (Organização das Nações Unidas) não vale mais “nada”, uma vez que mantém as mesmas estruturas desde sua fundação em 1945. Ele enfatizou a necessidade de reformas no funcionamento da organização.
“Só um país teve o direito de vetar e vetou, que foi os EUA, isso é incompreensível. Por isso, nós lutamos para mudar a ONU. A ONU de 1945 não vale mais nada em 2023”, disse Lula durante transmissão do podcast Conversa com o Presidente, enquanto criticava o veto dos Estados Unidos a uma resolução do Brasil pedindo uma pausa humanitária na Faixa de Gaza.
Em setembro, os principais e experientes diplomatas dos países do G4, ou seja, Brasil, Japão, Índia e Alemanha, se reuniram à margem da Assembleia Geral da ONU em Nova York e pediram por uma reforma “abrangente” do Conselho de Segurança da ONU e a expansão de sua composição. O Brasil reivindica um assento permanente no órgão. O Conselho é composto por cinco membros permanentes (P5) que possuem poder de veto e dez membros não permanentes eleitos para um mandato de dois anos.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.