youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Base de manutenção de paz da ONU no sul do Líbano. Foto: Reprodução/Fepal

Na manhã deste ontem, 13/10, tanques de Israel entraram à força em uma base das Nações Unidas no sul do Líbano.

De acordo com a missão de paz da ONU no Líbano — Unifil (Força Interina das Nações Unidas no Líbano), por volta das 4h30 (horário local), enquanto as forças de paz estavam em abrigos, dois tanques Merkava da IDF [Forças de Defesa de Israel] destruíram o portão principal e entraram na posição.

“Eles solicitaram várias vezes que a base apagasse suas luzes”, disse a Unifil em um comunicado.

Os tanques saíram cerca de 45 minutos depois, após a missão da ONU protestar por meio de seu mecanismo de ligação, dizendo que a presença das IDF estava colocando as forças de paz em perigo.

Por volta das 6h40, as forças de manutenção da paz da ONU relataram disparos de vários tiros a 100 metros (cerca de 110 jardas) ao norte, que emitiram fumaça.

“Apesar de colocarem máscaras de proteção, quinze soldados da paz sofreram efeitos, incluindo irritação na pele e reações gastrointestinais, depois que a fumaça entrou no acampamento”, relatou a Unifil

Os soldados da paz afetados estão recebendo tratamento.

Nesta tarde, a Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal) divulgou uma nota pública sobre o ataque

Diante do infame ataque da forças da barbárie e genocidárias de “israel” à missão de paz da ONU no Líbano – UNIFIL (Força Interina das Nações Unidas no Líbano) –, primeiro bombardeadas, ferindo cinco capacetes azuis, e agora invadindo seu quartel-general no país árabe, não resta outra alternativa que não considerar o regime supremacista “israelense” em guerra contra a humanidade e, de consequência, todos os países estarem legalmente autorizados a medidas bélicas que parem a horda sionista, tal qual a Comunidade Internacional parou a nazista.

Razões não faltam para um ataque total, que destrua toda infraestrutura genocidária de “israel”, provocando o colapso de seu regime e levando à prisão todos os seus dirigentes, a começar pelo carniceiro de Gaza, Benjamin Netanyahu, para que sejam julgados pelos crimes de genocídio e extermínio, apartheid, de guerra e de lesa-humanidade, colonialismo e destruição de infraestruturas civis, provocar fome com intuito de levar à morte toda sociedade palestina em Gaza, crimes agora levados ao Líbano e, conforme dito pelo ministro das finanças “israelense”, o supremacista Bezalel Smotrich, à Síria – “O estado judeu se estenderá de Jerusalém a Damasco”, disse na quinta-feira, 10.

Conforme o ARTIGO 51 da Carta das Nações Unidas, “Nada na presente Carta prejudicará o direito inerente de legítima defesa individual ou coletiva no caso de ocorrer um ataque armado contra um Membro das Nações Unidas, até que o Conselho de Segurança tenha tomado as medidas necessárias para a manutenção da paz e da segurança internacionais”.

Se é assim contra um país/povo soberano, como Palestina, Líbano e Síria, mais grave ainda quando o agressor ataca a própria ONU, interpretável como ataque a todos os estados-membros e dando a estes o direito de autodefesa “coletiva” (da organização), de sua carta, do Direito Internacional e das soberanias dos estados diretamente sob o genocídio patrocinado por “israel”.

Neste contexto, ainda, é imperioso que o Brasil rompa todas as relações com o regime estatal fascista de “israel”, proíba todas as suas ações em território nacional, expulse seu “embaixador” aqui ainda sediado, bem como todos os seus funcionários, assim como determine a todos as demais instituições brasileiras que tenham relações diretas ou indiretas com o “estado de ‘israel’” ou com organizações sediadas no mesmo ou a ligadas, das nossas universidades a estados e municípios, que cancelem todos os convênios e cooperações que mantêm com o apartheid “israelense”.

Instamos a Liga Árabe, a Organização para a Cooperação Islâmica, os BRICS, a Organização dos Estados Americanos, União Europeia, União Africana, Organização para Cooperação de Xangai e todos as demais organizações coletivas análogas para que tomem medidas emergenciais, inclusive bélicas, para salvar os povos palestino e libanês imediatamente, bem como sírio, potencialmente vítima dos mesmos crimes hoje vitimando palestinos e libaneses, em momento posterior, visto que “israel” já mostrou ao mundo suas intenções na prática e anuncia, sem rodeios, que seguirá neste caminho genocidário em toda a região.

Não bastasse isso, “israel” ameaça o mundo com uma guerra nuclear que pode nos levar à extinção, uma vez que seu regime almeja atacar instalações nucleares civis do Irã, país que tem programa nuclear sob regulares inspeções da Agência Internacional de Energia Atônica, a que o regime gangster israelense nunca se submeteu, mesmo tendo ogivas nucleares que ameaça usar contra seus vizinhos.

Pedimos à sociedade brasileira aderir enfaticamente às ações pacíficas globais por Boicote, Desinvestimento e Sanções, conforme o Direito Internacional e tal qual se fez para derrotar o nazismo e o regime segregacionista da África do Sul.

Por fim, instamos a sociedade israelense para que rompa com o regime que lhe impõe o sionismo, ideologia análoga ao nazismo e que sequestra o judaísmo para servir ao seu projeto colonial, supremacista e genocidário na Palestina, fazendo de cada um de seus cidadãos soldado involuntário de um experimento social genocida.

Acabar com o sionismo e seu regime supremacista é, também, salvar o judaísmo e os judeus do sequestro sionista que sofreram e permitir que todos os cidadãos, tenham que fé religiosa tenham, vivam em paz e segurança na Palestina.

Vamos construir um futuro de paz e prosperidade juntos, sem apartheid e genocídio!

Com informações do VioMundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Lambe-botas, Marçal posta VÍDEO ao lado de Trump: “Salve o Brasil, por favor”

    Lambe-botas, Marçal posta VÍDEO ao lado de Trump: “Salve o Brasil, por favor”

    O coach e influenciador Pablo Marçal (PRTB) voltou a chamar atenção nas redes sociais ao pedir ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que “salve o Brasil”. O momento foi registrado e compartilhado no Instagram nesta terça-feira (21), após a posse de Trump. Na publicação, Marçal também trocou sua foto de perfil para uma imagem…


  • Janja compartilha vídeo de Erika Hilton em defesa do governo Lula sobre Pix

    Janja compartilha vídeo de Erika Hilton em defesa do governo Lula sobre Pix

    Deputada do PSOL saiu em defesa da medida do governo Lula, afirmando que a norma tinha o objetivo de garantir maior transparência e coibir irregularidades A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, compartilhou nesta segunda-feira, 20, o vídeo da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) em defesa da fiscalização do Pix. Segundo Janja, a publicação da parlamentar, que rebateu as…


  • Com 2026 na mira, Lula tenta correção de rumo do governo

    Com 2026 na mira, Lula tenta correção de rumo do governo

    Em reunião ministerial, presidente cobra integrantes do primeiro escalão, fala em reparar erros e alerta que a corrida eleitoral já começou Com a popularidade em queda e sucessivas crises envolvendo sua gestão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vê ameaças no horizonte para 2026, seja para tentar a recondução, seja para eleger o sucessor.…


Os comentários estão desativados.