O líder do PT na Câmara dos Deputados, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), avalia que a pesquisa CNT/MDA, que traz o ex-presidente Lula como líder absoluto (leia aqui) e aponta ainda o descrédito do Poder Judiciário (leia aqui), demonstra que a população já entendeu que o candidato petista está preso apenas para ser impedido de participar das próximas eleições – uma vez que as forças do golpe são incapazes de conquistar o poder de forma democrática.
“A pesquisa consolida a liderança de Lula e explica a sua prisão política ilegal”, diz ele. “Reforça nossa decisão de inscrever Lula candidato e criar uma situação institucional para que o STF tenha que julgar não o direto de Lula ser candidato mas o presidente eleito.”
Segundo a pesquisa, para 90,3% a Justiça brasileira não age de forma igual para todos. Apenas 6,1% consideram que age de forma igual. A avaliação sobre a atuação da Justiça no Brasil é negativa para 55,7% (ruim ou péssima) dos entrevistados. 33,6% avaliam a Justiça como sendo regular e 8,8% dos entrevistados avaliam que a atuação da Justiça no Brasil é positiva (ótima ou boa).
Na modalidade estimulada, Lula tem 32,4%, enquanto Jair Bolsonaro tem 16,7%, Marina Silva 7,6%, Ciro Gomes 5,4% e Geraldo Alckmin 4,0%. Para 25,6% dos brasileiros, Lula é o único candidato em quem votariam, e 40,8% acreditam que ele disputará as eleições.