Vice-governadora, Celina Leão se reuniu com representantes do Ministério da Saúde e da rede privada para pedir apoio no combate à dengue
As unidades de terapia intensiva (UTIs) do Distrito Federal estão lotadas por causa da epidemia de dengue que já matou 109 pessoas na capital federal. Segundo a vice-governadora Celina Leão (PP), as pessoas estão contraindo a doença e apresentando uma piora severa em poucos dias.
“Todos os hospitais do DF estão lotados. As UTIs estão lotadas. O recado que nós deixamos é para não subestimar a dengue. A dengue de agora leva o paciente a uma situação de coma em 24h”, disse Celina em coletiva de imprensa, no Palácio do Buriti, nesta quarta-feira (13/3). A coletiva foi realizada após uma reunião da número 2 do GDF com representantes do Ministério da Saúde e da rede privada de hospitais do DF.
A intenção, segundo Celina, é padronizar o atendimento dos pacientes com dengue, nas redes pública e privada de saúde no DF.
“A gente pode chegar a 120 mortes por dengue. Por isso, pedimos uma padronização no atendimento no sistema privado. A gente quer trazer todo mundo para uma luta só”, disse.
Celina revelou, ainda, que pesquisadores do DF estão reunidos para tentarem entender o novo padrão da doença na capital federal. “Abrimos nossas portas [de dados] para a Fiocruz, para a UnB, para a Fepecs”, explicou.
O Distrito Federal está com baixa adesão na campanha de vacinação contra a dengue. Celina pediu, ainda, que os pais de crianças de 10 a 14 anos levem seus filhos aos postos de saúde para se vacinar.
“Venham trazer as crianças, para que a gente não tenha todas essas crianças expostas”, disse Celina.
Casos de dengue no DF
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela SES-DF, na segunda-feira (11/3), a capital federal computou 140.480 casos prováveis de dengue este ano.
Do total, 137.574 notificações eram de moradores do DF. Dentre os casos prováveis em residentes em outras unidades da Federação, destacam-se Goiás, com 2.734 casos, Minas Gerais, com 48, São Paulo, com 34, e Bahia, com 13.
Entre janeiro e 9 de março deste ano, o DF registrou 109 mortes pela doença este ano.
Com informações do Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Veja consequências jurídicas e políticas do indiciamento de Bolsonaro
- CLDF realiza sessão solene para debater violência doméstica e políticas afirmativas nesta sexta (22)
- Sikêra Jr é condenado por discurso de ódio contra comunidade LGBTQIA+
- Desemprego cai para 6,4% no terceiro trimestre, a menor taxa da série histórica
- Rússia diz que ataque com míssil hipersônico na Ucrânia foi aviso ao Ocidente