Apontado como o maior influenciador nas decisões do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) esteve no Palácio do Planalto por 71 vezes em 2022. Durante a campanha de reeleição do pai, o parlamentar foi o filho que mais visitou o local, com 39 registros de entrada.
Ao longo do ano passado, Carluxo passou mais de 394 horas no Planalto. Durante todo o mandato de Bolsonaro, o vereador foi 166 vezes ao prédio.
Os dados foram obtidos pelo Metrópoles via Lei de Acesso à Informação (LAI) após a Controladoria-Geral da União (CGU) derrubar o sigilo de 100 anos imposto pela gestão anterior.
Além de seu cargo eletivo, Carlos vem atuando desde 2018 como uma espécie de “assessor” de seu pai, coordenando a comunicação do ex-presidente.
O vereador foi o responsável por comandar a comunicação de Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2018 e 2022. O parlamentar inclusive entrou de licença duas vezes na Câmara Municipal durante o período para se concentrar na campanha do ex-chefe do Executivo.
Mesmo quando Bolsonaro não estava presente no Planalto, era comum que Carlos entrasse e saísse do local. Durante a campanha, o episódio se repetiu quatro vezes: no dia 18 de agosto Bolsonaro, dia 31 de agosto, dia 13 de setembro e também no 16 de setembro.
Publicado por Caroline Stefani
Siga nossas redes sociais