![](https://controle.diariodocentrodomundo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/d3458532-4f39-4b56-9d56-50d2083937bb.jpeg)
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, deve apresentar a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) antes do Carnaval. Segundo interlocutores, ele indicou nesta semana que a peça está praticamente concluída e pronta para ser oficializada, conforme informações da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.
A acusação inicial deve focar na suposta liderança de Bolsonaro em uma organização criminosa que tentou dar um golpe de Estado no país. Já as investigações sobre desvio de joias e fraude em cartões de vacina ficariam para um segundo momento.
A denúncia de Gonet deve ser contundente, com o enquadramento do ex-presidente em diversos crimes e embasada em uma série de documentos e depoimentos. Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federal (PF) com base em três artigos distintos.
Os crimes
O primeiro é o artigo 2º da Lei 12.850, que prevê pena de três a oito anos de prisão para quem “promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa”.
Além disso, ele foi enquadrado no artigo 359-L do Código Penal, que estipula pena de quatro a oito anos para quem “tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais”.
O terceiro enquadramento ocorreu no artigo 359-M, que prevê entre quatro e 12 anos de reclusão para quem “tentar depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído”.
Caso Gonet solicite a aplicação das penas mínimas, Bolsonaro poderia ser condenado a 11 anos de prisão. No entanto, nem mesmo os aliados mais otimistas do ex-presidente acreditam nessa possibilidade, já que envolvidos nos atos terroristas de 8 de janeiro receberam penas de até 17 anos de reclusão.
A expectativa, portanto, é que a Procuradoria-Geral da República peça uma condenação severa. Se forem aplicadas as penas máximas para os crimes apontados pela PF, Bolsonaro pode enfrentar até 28 anos de prisão.
![Gonet diz que PGR vai atuar com 'firmeza' e 2025 será ano com pautas de 'interesse aos valores democráticos' | Política | G1](https://s2-g1.glbimg.com/ZhPC7yVwWt0L_t4dEZgh_SB_qhM=/0x0:4176x2784/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/R/g/2uzislSBmbkZO7Z4BWsg/53395364846-a11c7226eb-o.jpg)
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Delator do PCC foi assassinado para vingar execução de traficante, diz polícia
A investigação da Polícia Civil revelou que a execução de Antônio Vinícius Gritzbach, delator do Primeiro Comando da Capital (PCC), no dia 8 de novembro, foi motivada por vingança. O crime teria sido uma retaliação ao assassinato de Anselmo Santa Fausta, conhecido como Cara Preta, ocorrido em dezembro de 2021. Com informações do Metrópoles. Motivação…
Lula diz que vai “reagir” a tarifas de Trump nas importações de aço
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil reagirá às tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre o aço brasileiro. Em entrevista à Rádio Clube do Pará nesta sexta-feira (14), Lula declarou: “Se taxar o aço brasileiro, nós vamos reagir comercialmente, ou vamos denunciar na Organização do Comércio, ou vamos taxar os…
Gonet finaliza denúncia contra Bolsonaro, que pode pegar até 28 anos de prisão
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, deve apresentar a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) antes do Carnaval. Segundo interlocutores, ele indicou nesta semana que a peça está praticamente concluída e pronta para ser oficializada, conforme informações da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. A acusação inicial deve focar na suposta liderança de…