Notificação extrajudicial exige que big tech remova vídeo manipulado com IA que distorce fala do vice-presidente e alerta para responsabilização da plataforma

Ação demonstra a determinação do governo Lula em combater a disseminação de notícias falsas
Em um mais uma ação contra a desinformação digital, prática comum do esgoto bolsonarista, o governo Lula, através da Advocacia-Geral da União (AGU), notificou a gigante Meta, empresa controladora do Facebook e Instagram, exigindo a remoção urgente de um vídeo falso. O conteúdo em questão, um deepfake — vídeo manipulado com inteligência artificial —, apresenta uma suposta entrevista do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, distorcendo suas declarações sobre o uso de recursos públicos.
A notificação extrajudicial, emitida pela Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD), órgão da AGU, impõe um prazo de 24 horas para que a Meta retire o vídeo de suas plataformas. O documento classifica o material como “desinformação”, destacando o potencial danoso de sua disseminação para a opinião pública e para a integridade do debate democrático.
Leia mais: Lula define decisão da Meta como “extremamente grave” e defende soberania
“Além de enganoso e fraudulento, configura-se o vídeo em questão como ato antijurídico, uma vez que viola o direito à informação (art. 5º, inciso XIV e art. 220, da CRFB), e extrapola os limites da liberdade de expressão, caracterizando-se como evidente abuso de direito (art. 187 do Código Civil)”, destaca trecho do documento.
Em um cenário em que a Meta não remova o vídeo, a AGU exige que o conteúdo seja acompanhado da seguinte mensagem: “O vídeo foi gerado por inteligência artificial – conteúdo alterado ou sintético”. A medida visa alertar os usuários sobre a natureza manipulada do vídeo, permitindo que eles avaliem a informação com mais cautela.
A notificação da AGU à Meta representa um marco na luta contra a desinformação no Brasil. A ação demonstra a determinação do governo Lula em combater a disseminação de notícias falsas e conteúdos manipulados, especialmente aqueles que utilizam tecnologias avançadas como a inteligência artificial.
Com informações do PT Org
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Moraes atende PGR e decide arquivar investigação de Bolsonaro no inquérito sobre fraudes em cartões de vacina
O parlamentar Gutemberg Reis foi outro político beneficiado com a decisão do STF 247 – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes arquivou nesta sexta-feira (28) a investigação contra Jair Bolsonaro (PL) e o deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ) por suposta participação em um esquema de fraudes em cartões de vacinação. O magistrado atendeu…
PGR volta a estudar se denuncia Bolsonaro no caso das joias sauditas
Análise segue após PGR pedir arquivamento da investigação contra o ex-mandatário no caso do cartão de vacinação 247 – A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve enviar um parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) nas próximas semanas sobre o relatório da Polícia Federal (PF) que indiciou Jair Bolsonaro (PL) no caso das joias sauditas, informou a CNN. No…
PGR defende prisão domiciliar para mulher que pichou estátua no STF
A PGR cita como argumentos o fato de Débora Rodrigues dos Santos ter filhos menores de 12 anos de idade e a conclusão das investigações sobre o caso Andre Richter – Repórter da Agência Brasil O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou nesta sexta-feira (28) ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer favorável à concessão de…