“Como diria o velho Brizola, o bicho está costeando o alambrado, ameaçando romper a cerca”, afirma o jornalista
Em artigo publicado no UOL nesta quarta-feira (14), o jornalista Reinaldo Azevedo crava: “Jair Bolsonaro vai ser preso. Poucas coisas são tão certas como o conteúdo dessa afirmação”. “A questão é saber quando”, avalia.
Para ele, depende do próprio Bolsonaro a data de sua condenação à prisão: “como diria o velho Leonel, o Brizola, o bicho está costeando o alambrado, ameaçando romper a cerca — só que, nesse caso, não é a que o separa do terreno do vizinho, mas a que o distancia, por ora, da cadeia”.
A manifestação convocada por Bolsonaro para o próximo dia 25 na Avenida Paulista poderá ser um tiro no pé, afirma Azevedo. “Bolsonaro tem um histórico de ataques às instituições. Os crimes pelos quais é investigado agora se deram de forma reiterada ao longo de quatro anos de mandato. Ele é um investigado. Tenta usar em relação aos processos a que responde na área criminal a mesma tática antes empregada inutilmente contra o Supremo e o TSE: gente na rua. A suposição: se muitos milhares aparecerem, os magistrados vão se intimidar. Mas pensem um pouco: algo que se apresenta desse modo tem um conteúdo silencioso. É como se dissesse: ‘Ou fazem como queremos, ou haverá desordem’. (…) Trata-se de um ato contra o Supremo e contra o TSE. Mas ele pretende lavar a sua natureza com uma suposta defesa do ‘estado democrático de direito’. Proibiu faixas porque não pode ser fotografado ou filmado liderando pregações golpistas, que é o que efetivamente desejavam e desejam ele e seus fanáticos. Nesse caso, a prisão preventiva sairia num estalar de dedos”.
O objetivo da manifestação bolsonarista será, conforme avaia o jornalista, “constranger o Supremo”. “O chefe da zorra toda segue firme no seu intento de cassar as prerrogativas do STF, como fazia, aliás, quando presidente”.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.