Para o deputado, “esse grupo, em um modelo de cartel, está visando lucros à custa da estabilidade econômica e monetária do País”
O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) protocolou nesta quinta-feira (12) uma representação junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), solicitando a abertura de um inquérito administrativo para apurar possível manipulação do câmbio. A petição foi motivada por especulações no mercado financeiro que teriam prejudicado o valor do Real, especialmente após a divulgação, no final de novembro, do pacote fiscal do governo pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).
Segundo Caio Junqueira, da CNN Brasil, Dirceu sugere em sua representação que um grupo de operadores financeiros ligados à região da “Faria Lima”, em São Paulo, tenha agido de maneira especulativa e ilegal, impondo perdas à economia brasileira e à sociedade. O deputado afirma que, logo após o anúncio das medidas de ajuste fiscal, começou um ataque à moeda nacional, que culminou na desvalorização do real frente ao dólar. “Esse grupo, em um modelo de cartel, está visando lucros à custa da estabilidade econômica e monetária do País”, destaca Zeca Dirceu.
O parlamentar também destacou os danos causados pela queda do valor da moeda nacional, que, segundo ele, eleva a inflação e prejudica o poder de compra da população. Por isso, ele pede ao Cade que adote medidas para investigar a prática de eventuais infrações à Ordem Econômica, como abuso de poder econômico e formação de cartel.
Além da investigação, Dirceu requisita que o Cade tome medidas cautelares para impedir que as ilegalidades continuem ocorrendo. Ele também solicita que o Ministério Público Federal seja notificado para tomar as providências necessárias, tanto no campo civil quanto penal.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Dia da Mulher Advogada do DF é celebrado em sessão solene
A Câmara Legislativa realizou, na manhã desta sexta-feira (13), sessão solene em homenagem ao dia da mulher advogada do Distrito Federal. A iniciativa da solenidade partiu da deputada Jaqueline Silva (MDB), que destacou a importância de se celebrar o papel da advogada na sociedade. “Esta sessão solene é para compartilharmos nossas dores e alegrias, pois…
CLDF é primeiro órgão do DF a regulamentar lei da licença menstrual
A Lei Complementar nº 1.032/2024 – que garante licença por até três dias consecutivos, por mês, às servidoras públicas distritais que comprovarem sintomas graves associados ao fluxo menstrual – foi promulgada, publicada e entrou em vigor em março deste ano. Esta semana, a Câmara Legislativa regulamentou o cumprimento da norma para suas servidoras. A lei…
Lira determina e, para agilizar votações, tudo vai direto ao plenário
Para fechar o calendário até o dia 20, presidente da Câmara decide que matérias em tramitação não passarão pelas comissões Coletiva de Imprensa. Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) – (crédito: Marina Ramos/Câmara dos Deputados) Depois de ter marcado sessões no Plenário da Câmara de segunda a sexta-feira, o presidente da Casa, Arthur Lira…