youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o secretário da Segurança Pública Guilherme Derrite lado a lado, sentados, o primeiro falando e o segundo sério
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o secretário da Segurança Pública de São Paulo Guilherme Derrite – Divulgação

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), confirmou nesta quinta-feira (12) que Guilherme Derrite permanecerá como secretário de Segurança Pública do estado. A declaração foi feita durante um encontro fechado com 63 coronéis da Polícia Militar de São Paulo. Com informações do g1.

Em seu discurso, o governador afirmou que, a partir de agora, buscará ouvir especialistas para avaliar e implementar novas políticas públicas de segurança. Um exemplo disso ocorreu na quarta-feira (11), quando Tarcísio se reuniu por duas horas com Joana Monteiro, professora e coordenadora do Centro de Ciência Aplicada à Segurança Pública da FGV, que criticou algumas medidas do governo.

Nos últimos dias, casos de violência policial em São Paulo chamaram a atenção da opinião pública. No domingo (1°), um policial militar foi filmado arremessando um homem do alto de uma ponte na Zona Sul da capital, sem qualquer justificativa ou resistência aparente. A vítima, que caiu de uma altura de três metros, sofreu ferimentos, mas já se recupera bem. O policial foi preso por ordem da Justiça Militar.

Outro episódio, registrado em novembro, envolveu a morte de um estudante de medicina durante uma abordagem policial. O jovem foi atingido por um tiro à queima-roupa, e as imagens foram capturadas por câmeras de segurança. Em Barueri, na Grande São Paulo, policiais agrediram uma mulher de 63 anos e aplicaram um golpe de mata-leão em seu filho durante uma abordagem. Ambas as situações foram filmadas.

Tarcísio de Freitas reconheceu que inicialmente tinha uma visão equivocada sobre o uso de câmeras corporais pelos policiais militares, mas afirmou estar agora convencido de sua importância como ferramenta de proteção tanto para a sociedade quanto para os próprios policiais.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) com expressão séria
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) – Divulgação

Ele anunciou a ampliação do programa, com a introdução de um novo modelo de câmeras que pode ser ativado pelo próprio policial. Atualmente, as câmeras funcionam de forma automática.

O governador destacou que o novo modelo só será implementado após testes das novas funcionalidades: “Eu vou fazer com que a implantação dessas câmeras agora seja um sucesso. E funcione realmente para o fim que ela serve: que é proteger o cidadão, o bom policial. A gente quer sim ter informação, acompanhar o que está acontecendo”

Em relação aos casos recentes de violência policial, Tarcísio anunciou que realizará uma reciclagem completa do efetivo da Polícia Militar:

“Quando os policiais estão se envolvendo em ocorrências, como aconteceu em Barueri agora, eles são imediatamente recolhidos à corregedoria e todos serão. Inicia-se ali a reciclagem. A gente vai fazer o processo de reciclagem do efetivo como um todo. Nós vamos repassar os treinamentos e publicizar os procedimentos operacionais, vamos fazer com que isso seja internalizado”.

Dados do Ministério Público indicam que o número de mortes cometidas por policiais militares em São Paulo aumentou 46% até 17 de novembro de 2024, quando comparado ao mesmo período de 2023. Esses dados têm gerado discussões sobre as políticas de segurança pública e as ações das forças policiais no estado.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Dia da Mulher Advogada do DF é celebrado em sessão solene

    Dia da Mulher Advogada do DF é celebrado em sessão solene

    A Câmara Legislativa realizou, na manhã desta sexta-feira (13), sessão solene em homenagem ao dia da mulher advogada do Distrito Federal. A iniciativa da solenidade partiu da deputada Jaqueline Silva (MDB), que destacou a importância de se celebrar o papel da advogada na sociedade. “Esta sessão solene é para compartilharmos nossas dores e alegrias, pois…


  • CLDF é primeiro órgão do DF a regulamentar lei da licença menstrual

    CLDF é primeiro órgão do DF a regulamentar lei da licença menstrual

    A Lei Complementar nº 1.032/2024 – que garante licença por até três dias consecutivos, por mês, às servidoras públicas distritais que comprovarem sintomas graves associados ao fluxo menstrual – foi promulgada, publicada e entrou em vigor em março deste ano. Esta semana, a Câmara Legislativa regulamentou o cumprimento da norma para suas servidoras. A lei…


  • Lira determina e, para agilizar votações, tudo vai direto ao plenário

    Lira determina e, para agilizar votações, tudo vai direto ao plenário

    Para fechar o calendário até o dia 20, presidente da Câmara decide que matérias em tramitação não passarão pelas comissões Coletiva de Imprensa. Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) – (crédito: Marina Ramos/Câmara dos Deputados) Depois de ter marcado sessões no Plenário da Câmara de segunda a sexta-feira, o presidente da Casa, Arthur Lira…


Os comentários estão desativados.