
Um levantamento realizado pelo instituto Quaest em parceria com a corretora Genial revelou que 51% dos brasileiros acreditam que houve uma tentativa de golpe contra Lula (PT) no Brasil, envolvendo militares e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Entre os entrevistados, 48% acreditam que Bolsonaro participou diretamente do planejamento dessa ação.
Mesmo entre aqueles que declararam ter votado em Bolsonaro em 2022, 39% acreditam na existência dessa tentativa de golpe, enquanto 51% discordam e negam que ela tenha ocorrido.
A pesquisa, realizada com 8.598 pessoas entre 4 e 9 de dezembro, apontou que 75% dos entrevistados defendem a condenação das pessoas já presas devido às investigações sobre o caso. Entre os eleitores de Lula, esse índice sobe para 80%. Já entre os apoiadores de Bolsonaro, 68% também concordam com a aplicação de uma sentença condenatória.
Metade dos entrevistados (50%) acredita que as acusações não afetam a imagem de Bolsonaro, enquanto 42% consideram que elas prejudicam sua reputação. Apenas 3% enxergam um impacto positivo para o ex-presidente.
Em relação a Lula, 51% dos entrevistados afirmam que as notícias sobre a tentativa de golpe não fazem diferença para sua imagem. Por outro lado, 33% acreditam que a divulgação dessas informações fortalece sua candidatura para 2026.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Lula reforça laços com Vietnã e expande presença brasileira na Ásia
Parceria prevê US$ 15 bi em comércio até 2030 e cooperação em setores estratégicos, como segurança cibernética e transição energética Lula e Pham Minh Chinh, primeiro-ministro do Vietnã, celebram novos investimentos e comércio bilateral A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Hanói foi mais do que um compromisso comercial. O encontro consolidou…
“Chega de impunidade”: Erika Kokay cobra punição a golpistas e critica Bolsonaro
Ao destacar as provas contundentes deflagradas pela investigação, a deputada repreendeu duramente quem minimizou a gravidade dos atentados de 8 de janeiro Deputada Federal Erika Kokay (PT-DF) Durante discurso na Câmara dos Deputados, a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) denunciou a tentativa de golpe de Estado no Brasil e reforçou a importância da defesa do Estado Democrático…
Gleisi denuncia farsa do PL da anistia para livrar Bolsonaro da cadeia
Dados divulgados pelo Supremo Tribunal Federal mostram que mais da metade dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro já receberam punições alternativas ou progressão de pena Ministra Gleisi Hoffmann aponta que o PL da anistia tem como único objetivo salvar Bolsonaro da cadeia A farsa para tentar livrar Jair Bolsonaro da cadeia é clara e responde…