youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Ministra Nísia Trindade anunciou que o ponto alto desssa mobilização será o Dia D, em 14 de dezembro, quando agentes comunitários de saúde e de combate às endemias visitarão residências em todo o país para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti

Nísia Trindade durante entrevista ao programa ‘Bom dia, ministra’, da EBC

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou, na quinta-feira (12), o início de uma mobilização nacional contra a dengue. Em entrevista ao programa ‘Bom Dia, ministra’, da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), Nísia informou que o ponto alto desse esforço será o Dia D, em 14 de dezembro, quando agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, devidamente uniformizados e identificados, farão visitas a residências em todo o país.

A ministra observa que “as mudanças climáticas ampliaram o raio de alcance da dengue e de outras doenças causadas pelo Aedes aegypti”. Por isso ressaltou a necessidade de conscientizar a sociedade sobre a importância de medidas simples para conter a proliferação do mosquito, principal transmissor da doença.

“A estratégia de enfrentamento à dengue precisa ter dimensão global, com reforço à colaboração mútua entre as autoridades tanto para a prevenção como para a conscientização”, acrescentou a ministra. Ela também chamou a atenção para a necessidade de que sejam ampliadas as redes colaborativas, uma vez que a doença tem avançado para regiões e países onde, até então, não havia registro, como o Sul do Brasil e o Uruguai.

O dia D do combate à dengue

Desenvolvido de forma de forma global, o plano busca unir governo federal, estados, municípios e a população no combate à dengue, zica e chikungunya transmitidas pelo Aedes aegypti. “Quero convidar a todos para se somarem aos esforços, mas cada um pode fazer o ‘Dia D’ na sua comunidade buscando sempre o reforço dos nossos profissionais”, reforçou Nísia.

Com o objetivo de difundir de forma mais ampla as campanhas de conscientização e engajamento da população em todo o país, a ministra Nísia reforça que “todo o governo estará envolvido nesta iniciativa, com a participação de governadores e ministros”. E destaca: “nossos secretários do ministério se distribuirão Brasil afora para se somarem aos esforços”

Tecnologias para o controle do mosquito

A ministra Nísia Trindade também falou sobre o desenvolvimento e uso de tecnologias no combate à dengue. Apesar de ainda não haver um plano nacional, ela explica que alguns estados e municípios já adotam essas ações tecnológicas para o controle do mosquito transmissor, com apoio do ministério da Saúde.

“Devido ao acúmulo de lixo urbano e focos de água em que o mosquito pode proliferar, também lançamos em setembro passado um plano de enfrentamento à dengue”, esclarece a ministra. O foco do planejamento foi a “prevenção e conscientização da população, que é também um ator muito importante para que o êxito seja alcançado”, conclui Nísia.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Lambe-botas, Marçal posta VÍDEO ao lado de Trump: “Salve o Brasil, por favor”

    Lambe-botas, Marçal posta VÍDEO ao lado de Trump: “Salve o Brasil, por favor”

    O coach e influenciador Pablo Marçal (PRTB) voltou a chamar atenção nas redes sociais ao pedir ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que “salve o Brasil”. O momento foi registrado e compartilhado no Instagram nesta terça-feira (21), após a posse de Trump. Na publicação, Marçal também trocou sua foto de perfil para uma imagem…


  • Janja compartilha vídeo de Erika Hilton em defesa do governo Lula sobre Pix

    Janja compartilha vídeo de Erika Hilton em defesa do governo Lula sobre Pix

    Deputada do PSOL saiu em defesa da medida do governo Lula, afirmando que a norma tinha o objetivo de garantir maior transparência e coibir irregularidades A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, compartilhou nesta segunda-feira, 20, o vídeo da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) em defesa da fiscalização do Pix. Segundo Janja, a publicação da parlamentar, que rebateu as…


  • Com 2026 na mira, Lula tenta correção de rumo do governo

    Com 2026 na mira, Lula tenta correção de rumo do governo

    Em reunião ministerial, presidente cobra integrantes do primeiro escalão, fala em reparar erros e alerta que a corrida eleitoral já começou Com a popularidade em queda e sucessivas crises envolvendo sua gestão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vê ameaças no horizonte para 2026, seja para tentar a recondução, seja para eleger o sucessor.…


Os comentários estão desativados.