Levantamento da CNI mostra também que o emprego industrial chegou ao 13º mês consecutivo sem queda, com uma alta de 0,1% em outubro
Nos dez primeiros meses de 2024 o emprego no setor acumula alta de 2,1%, em relação ao mesmo recorte de 2023
A estratégia do governo Lula de fortalecer a renda das famílias para promover o desenvolvimento econômico e social tem produzido resultados animadores, como demonstram os Indicadores Industriais, divulgados na terça-feira (10) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Depois de subir 3,1% em outubro, o faturamento da indústria de transformação acumula alta de 17,8% nos dez primeiros meses de 2024 ante igual período de 2023.
O crescimento significativo do faturamento real das empresas do setor em outubro foi mais do que suficiente para reverter a queda de 2,1% registrada no mês anterior. Segundo o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, o desempenho positivo desse indicador ao longo do ano se deve ao aumento da demanda por produtos industriais, o que traz efeitos benéficos para o setor e para a economia.
“À medida em que a gente percebe esse aumento da demanda se traduzindo em maior faturamento, isso significa mais produção e, consequentemente, mais empregos, fazendo girar a economia com mais renda para as pessoas, mais investimentos e mais consumo”, explica.
Na passagem de setembro para outubro, o número de horas trabalhadas na produção cresceu 0,7%, aponta o levantamento. Nos dez primeiros meses do ano, frente ao mesmo período de 2023, o indicador registra avanço de 4,3%.
Por outro lado, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) do setor caiu 0,3 ponto percentual (p.p.) entre setembro e outubro, chegando a 79,4%. O patamar da UCI em outubro de 2024 está 0,1 p.p. acima daquele que a CNI observou para o mesmo mês em 2023.
Indicadores ligados ao trabalho ficaram estáveis
O emprego industrial ficou praticamente estável, ao aumentar 0,1% em outubro. Trata-se do 13º mês consecutivo sem recuo no índice que mede a criação de postos de trabalho pela indústria. Nos dez primeiros meses de 2024, o emprego no setor acumula alta de 2,1%, em relação ao mesmo recorte do ano passado.
Os demais indicadores industriais ligados ao mercado de trabalho, como massa salarial e rendimento médio dos funcionários, também ficaram estáveis. Ambos registraram variação negativa de 0,2% frente ao mês de setembro. No entanto, no acumulado de 2024, permanecem em patamar superior ao observado em 2023. Enquanto o primeiro acumula alta de 3%, o segundo cresceu 0,9%.
pesquisa Indicadores Industriais identifica, mensalmente, a evolução de curto prazo da atividade industrial, especificamente da indústria de transformação.
Como pesquisa conjuntural, é importante para indicar o comportamento da atividade industrial por meio de variáveis como faturamento, horas trabalhadas na produção, emprego, rendimento médio, massa salarial e UCI.
A pesquisa teve início em 1992 e resulta de parceria da CNI com as Federações Estaduais das Indústrias. Os estados pesquisados respondem a mais de 90% do produto industrial brasileiro.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Dia da Mulher Advogada do DF é celebrado em sessão solene
A Câmara Legislativa realizou, na manhã desta sexta-feira (13), sessão solene em homenagem ao dia da mulher advogada do Distrito Federal. A iniciativa da solenidade partiu da deputada Jaqueline Silva (MDB), que destacou a importância de se celebrar o papel da advogada na sociedade. “Esta sessão solene é para compartilharmos nossas dores e alegrias, pois…
CLDF é primeiro órgão do DF a regulamentar lei da licença menstrual
A Lei Complementar nº 1.032/2024 – que garante licença por até três dias consecutivos, por mês, às servidoras públicas distritais que comprovarem sintomas graves associados ao fluxo menstrual – foi promulgada, publicada e entrou em vigor em março deste ano. Esta semana, a Câmara Legislativa regulamentou o cumprimento da norma para suas servidoras. A lei…
Lira determina e, para agilizar votações, tudo vai direto ao plenário
Para fechar o calendário até o dia 20, presidente da Câmara decide que matérias em tramitação não passarão pelas comissões Coletiva de Imprensa. Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) – (crédito: Marina Ramos/Câmara dos Deputados) Depois de ter marcado sessões no Plenário da Câmara de segunda a sexta-feira, o presidente da Casa, Arthur Lira…