A ativista paraense Janaína Oliveira é a primeira pessoa LGBT+ a assumir uma posição oficial em uma equipe de transição presidencial desde a redemocratização. Ela foi indicada para compor a equipe do presidente eleito Lula (PT) e fará parte do time que discutirá as políticas de direitos humanos.
Além dela, fazem parte deste setorial da transição Maria Vitória Benevides, Silvio Almeida, Luis Alberto Melchetti e Rubens Linhares Mendonça Lopes.
“Encaro esta indicação como um desafio, uma conquista, em especial neste momento tão delicado que o Brasil atravessa. Ser a primeira pessoa assumidamente LGBTQIA+ a compor uma equipe de transição, e poder fazer isso no retorno do Presidente Lula é uma grande responsabilidade”, diz Oliveira.
Ela atuou como presidenta do Conselho Nacional de Combate a Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CNCD/LGBT) e coordenadora de Diversidade da Secretaria de Políticas para Mulheres durante o governo da presidenta Dilma Rousseff (PT).
Atualmente, é secretária nacional LGBT do PT, coordenadora Nacional da Rede AfroLGBT, além de integrar a coordenação do Conselho Nacional Popular LGBTI+ e do diretório nacional da Federação Brasil da Esperança.
Siga nossas redes sociais
https://linktr.ee/jornaltaguacei
https://linktr.ee/ceilandiaemalerta