youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Situação em Manaus preocupa porque capital amazonense há dias convive com uma fumaça espessa, que vem de queimadas facilitadas pela seca severa. No interior catarinense, preocupação é com nível alto do Rio Itajaí devido às chuvas

 Lula participa do ato dos trabalhadores no Anhangaba..
 -  (crédito:  Rovena Rosa/Agencia Brasil)

Lula participa do ato dos trabalhadores no Anhangaba.. – (crédito: Rovena Rosa/Agencia Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, ontem, por videoconferência, com um grupo de ministros para tratar dos eventos climáticos extremos que castigam, desde o começo de outubro, Santa Catarina com fortes chuvas e Amazonas com uma seca histórica. No caso do estado da Região Norte, a situação foi agravada por queimadas irregulares promovidas por pecuaristas — que queimam a floresta a fim de que se torne pastagem.

“Assim como fizemos com o Rio Grande do Sul, temos dedicado atenção especial a esses estados, com a presença de técnicos, secretários, ministros, repasses de recursos e muito diálogo”, afirmou Lula no X (antigo Twitter).

O ministro Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública, anunciou, também pelas redes sociais, que enviará mais agentes da Força Nacional ao Amazonas. “Conversei com o governador Wilson Lima. Atendendo à orientação do presidente Lula, e à vista da solicitação do governador e da bancada federal amazonense, vamos mobilizar mais efetivo da Força Nacional para reforçar as nossas equipes que já estão lá combatendo incêndios florestais”, anunciou.

Desde quarta-feira, Manaus está tomada por uma imensa nuvem de fumaça, causada por incêndios que, segundo Joel Araújo, superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no estado, estariam concentrados nos municípios de Careiro e Autazes, na região da BR-319. “Essa fumaça vem dessa região e é provocada pelo uso inadequado do fogo em áreas de agropecuária, que se estendem para áreas de vegetação. O Ibama tem 45 brigadistas atuando em um grande incêndio ambiental, o maior da região, no município do Careiro, na tentativa de diminuir essa fumaça, que está sendo carregada para Manaus”, explicou.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) aponta que Autazes é o quarto município que mais registra queimadas em toda a Amazônia Legal, em outubro. Nos 10 primeiros dias do mês, foram apurados 236 focos de calor na cidade. O estado contabilizou 9 mil pontos de incêndio, entre setembro e outubro, o que levou o Amazonas a decretar emergência ambiental.

Emergência

Já em Santa Catarina, 139 municípios registram ocorrências relacionadas às fortes chuvas e 111 cidades decretaram situação de emergência, segundo a Defesa Civil. Na quarta, os ministros Marina Silva (Meio Ambiente) e Waldez Goés (Integração e Desenvolvimento Regional), acompanhados do governador Jorginho Mello (PL), sobrevoaram a região do Vale do Itajaí, onde está Taió, cidade cujas ruas foram inundadas pelo aumento do nível do rio Itajaí do Oeste. O água chegou a ficar mais de 12m acima do normal.

A força-tarefa do governo federal levou medicamentos e insumos estratégicos do Ministério da Saúde para a região. De acordo com o diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública da pasta, Márcio Henrique de Oliveira Garcia, o “kit calamidade” é suficiente para atender cerca de 15 mil pessoas por 30 dias.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.