A CIFTIS deste ano conta com uma presença expressiva de empresas e organizações estrangeiras, como Google, Tesla, Nestlé, Shopee, Amazon, entre outras

Sob o tema “Serviços Globais, Prosperidade Compartilhada”, a Feira Internacional de Comércio de Serviços da China 2024 (CIFTIS) foi inaugurada no Centro de Convenções Nacional e no Parque Shougang, em Pequim, nesta quinta-feira (12).
O evento, nascido em 2012, é coorganizado pelo Ministério do Comércio e pelo Governo Popular do Município de Pequim, com a aprovação do Comitê Central do PCCh e do Conselho de Estado. Seu objetivo é atuar como uma plataforma para exibição, intercâmbio, negociação e cooperação no comércio global de serviços, contando com uma presença expressiva de empresas e organizações estrangeiras, como Google, Tesla, Nestlé, Shopee, Amazon, entre outras.
Além da abertura para os estrangeiros se apresentarem ao mercado chinês, a CIFTIS também possibilita que companhias e eventos locais mostrem o que têm a oferecer ao público interno e externo. Um dos estandes de destaque no Centro de Convenções Nacional de Pequim, por exemplo, era o da Conferência Mundial de Gás 2025 (World Gas Conference, ou WGC), que será sediada em Pequim entre os dias 19 e 23 de maio do ano que vem.
Em entrevista ao Brasil 247, o Gerente Geral de Operações da WGC 2025, Damion Wan, falou sobre as expectativas da International Gas Union (IGU) para a CIFTIS deste ano: “conseguimos convidar alguns expositores para se apresentarem hoje [como ExxonMobil (China), Woodside Energy, Shanghai Fiorentini, Towngas, Qazaqgaz e Gas and Oil Technology – GOTCO (Shanghai)]. Este é, basicamente, um lugar onde eles podem mostrar seus produtos e serviços para o mundo, porque se trata de um grande evento a nível nacional, com um alcance global”.
“Esperamos que este espaço nos forneça uma plataforma para aprimorar ainda mais os serviços da IGU e, ao mesmo tempo, esperamos que os expositores que estão conosco possam usar essa plataforma para alcançar mais potenciais usuários, assim como potenciais parceiros de diferentes partes do mundo”, complementou o executivo.

Como vem sendo costume nos últimos anos, o presidente chinês, Xi Jinping, enviou uma carta de felicitações à CIFTIS, reforçando que a feira “é um retrato vívido do desenvolvimento de alta qualidade do setor e do comércio de serviços da China, contribuindo para o estabelecimento de uma economia mundial mais aberta”.
“A China está disposta, junto com os outros países, a seguir a tendência da globalização econômica, compartilhar oportunidades, efetuar cooperações e promover o desenvolvimento, de forma a contribuir com esforços ao crescimento econômico mundial e ao bem-estar da população mundial”, concluiu o presidente chinês.
“COLORFUL WORLD” E CINTURÃO E ROTA – Além das exposições empresariais no Centro de Convenções Nacional, o evento também teve atrações no Parque Shougang, voltadas à celebração das parcerias construídas pela China no âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota (ou Nova Rota da Seda).
Diversos food-trucks e estandes temáticos dos países que fazem parte da Iniciativa foram posicionados no parque localizado na parte Oeste de Pequim, contando também com apresentações de danças características das culturas destes países, sob o tema “Colorful World”. Iniciadas ontem, as atrações da Feira Internacional de Comércio de Serviços da China 2024 vão durar até a próxima segunda-feira (16).
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Pré-candidatura de Caiado é vista como “oportunista” e abala bolsonaristas
O anúncio da pré-candidatura de Ronaldo Caiado (União Brasil) à Presidência teria gerado irritação entre aliados de Jair Bolsonaro (PL). A decisão do governador de Goiás foi divulgada apenas quatro dias após a denúncia do ex-presidente pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por tentativa de golpe. Para bolsonaristas, o movimento foi visto como “oportunista” e uma…
Forças Armadas devem ficar em silêncio sobre denúncia contra golpistas até que processo seja aceito pelo STF
“A situação administrativa dos militares só muda após a aceitação das denúncias”, disse um general O silêncio das Forças Armadas após a denúncia do procurador-geral da República contra os envolvidos na trama golpista que culminou nos ataques de 8 de janeiro, que envolve 23 militares, juntamente com Jair Bolsonaro (PL), faz parte de um estratégia…
Concorrentes da Starlink iniciam disputa para dominar Internet via satélite no Brasil
Empresa do bilionário Elon Musk enfrenta concorrência de empresas chinesas e do Project Kuiper, de Jeff Bezos A rede de comunicações Starlink, do bilionário Elon Musk, vem passando por um período de intensificação da concorrência no mercado de internet via satélite no Brasil. Sessa liderança tem sido desafiada por novos entrantes, como a SpaceSail –…