Segundo a CNI, índice agora é de 51,7 pontos, reflexo do aumento da produção, do emprego e do faturamento no setor: “Os bons resultados nesses pontos vêm ajudando a criar um ambiente favorável para investimentos e desenvolvimento”, diz a entidade
Com o governo Lula, o fortalecimento da indústria tem alta prioridade
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), divulgado nesta segunda-feira (12) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), trouxe um sinal positivo para o setor: alta 1,6 ponto em agosto, chegando a 51,7 pontos.
Esse resultado é registrado depois de dois meses de queda. Com essa recuperação, o ICEI passa de um estado de neutralidade para um patamar de confiança, diz a CNI.
A melhora nas condições atuais está evidenciada nos demais números divulgados: a avaliação da situação das empresas subiu 2,6 pontos, ultrapassando a linha dos 50 pela primeira vez desde janeiro de 2024. Já a da economia brasileira apresentou um crescimento de 3 pontos, chegando a 40,6.
“O aumento recente da produção industrial, do emprego na indústria e do faturamento são fatores que podem ter influenciado positivamente a avaliação das condições atuais por parte dos empresários”, declarou a economista da CNI, Larissa Nocko. Os bons resultados nesses pontos vêm ajudando a criar um ambiente favorável para investimentos e desenvolvimento.
Juros e câmbio preocupam
Apesar dos avanços, o setor industrial ainda enfrenta desafios. A interrupção na queda da taxa de juros (atualmente em 10,5%) pelo Banco Central do bolsonarista Campos Neto e a volatilidade do câmbio geram um ambiente de incerteza. Essas questões são preocupantes para um setor que necessita de estabilidade para planejar investimentos a longo prazo.
O estudo também revela que as expectativas para os próximos meses em relação ao desempenho das empresas seguem positivas, porém mais reservadas quanto à economia. No entanto, o cenário é de recuperação lenta e consistente, mostrando que a indústria vem se ajustando à nova realidade econômica.
A recuperação da confiança industrial é um sinal positivo, mas o caminho para um crescimento sustentado ainda exige atenção. Políticas que promovam a estabilidade e incentivem a inovação, como as que vêm sendo implementadas pelo governo Lula, são cruciais para transformar esse avanço em progresso duradouro.
Com informações do PT Org
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Lula e Haddad promovem reforma da renda inédita e isentam quem ganha até R$ 5 mil
Em cadeia nacional, titular da Fazenda detalhou regras da maior reforma da renda da história: “A nova medida não trará impacto fiscal porque quem tem renda superior a R$ 50 mil por mês pagará um pouco mais” O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em pronunciamento na noite desta terça-feira (27) O ministro da Fazenda, Fernando…
PEC contra aborto legal é aprovada na CCJC da Câmara com apoio de bolsonaristas
Proposta de Emenda à Constituição 164/2019 ainda será debatida em Comissão Especial na Câmara Federal Deputado Patrus Ananias discursa na CCJC contra os retrocessos da PEC aprovada na comissão A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara aprovou nesta terça-feira passada(27/11), após mais de 5 horas de debate e votação, a…
Não tem como Bolsonaro negar, ele estava com a mão no Golpe, diz Gleisi
Presidenta nacional do PT e outros parlamentares do partido protestaram em plenário contra o plano de Bolsonaro e de um grupo de militares que previa o assassinato de Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes A presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), afirmou na…