Novos dados de uma pesquisa conduzida pela Genial/Quaest, divulgados nesta segunda-feira (13), destacam dois nomes como potenciais sucessores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2026: Michelle Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, (Republicanos). Os dados do levantamento foram coletados entre os dias 2 e 6 de maio, por meio de 2.045 entrevistas presenciais, com um nível de confiança de 95%. Com informações do Uol.
Empate técnico e possíveis alternativas
A pesquisa aponta para um cenário de empate técnico entre Michelle e Tarcísio. Quando questionados sobre quem seria o melhor candidato para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026, caso Bolsonaro não possa concorrer, 28% dos entrevistados optaram por Michelle, enquanto 24% preferiram Tarcísio. Com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais, os dois estão praticamente empatados.
Outros governadores também foram considerados como alternativas viáveis a Bolsonaro. Ratinho Júnior, do PSD (Paraná), recebeu 10% das menções, seguido por Romeu Zema, do Novo (Minas Gerais), com 7%, e Ronaldo Caiado, da União (Goiás), com 5%. Surpreendentemente, 26% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
Análise por região
A análise por região revela outras características: Tarcísio se destaca no Sudeste, enquanto Michelle lidera nas demais regiões. Por exemplo, ela tem vantagem no Nordeste (31% a 20%), no Sul (26% a 18%), e nas regiões Norte e Centro-Oeste, consideradas conjuntamente (33% a 16%). No Sudeste, 33% apontam Tarcísio como o melhor substituto de Bolsonaro em 2026, contra 23% que preferem Michelle.
No entanto, quando comparado com Lula, Tarcísio enfrenta uma desvantagem. Perguntou-se aos entrevistados em quem votariam se Bolsonaro escolhesse Tarcísio como candidato, e 46% responderam que votariam em Lula, enquanto 40% preferiram Tarcísio. Cerca de 8% optaram por votar em branco ou nulo, e 6% não responderam.
O Nordeste foi a única região onde Lula superou Tarcísio. Apesar de ter sido derrotado pelo presidente em nível nacional, Tarcísio recebeu mais apoio no Sul (46% a 41%) e no Sudeste (45% a 39%). No Norte/Centro-Oeste (43% a 40%), houve um empate técnico. No Nordeste, por outro lado, Lula liderou por 66% a 25%.
Tarcísio tem mais preferência do que Lula entre homens, evangélicos e pessoas de alta renda. Ele superou Lula entre os homens (46% a 43%), enquanto Lula recebeu mais apoio das mulheres (50% a 33%). O governador teve uma vantagem entre os evangélicos (50% a 33%), mas Lula liderou entre os católicos (54% a 34%).
Tarcísio também liderou entre aqueles que ganham mais de cinco salários mínimos (50% a 36%), enquanto Lula teve mais apoio na faixa de até dois salários mínimos (58% a 27%).
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Pastor usa trecho da Bíblia para justificar escala 6×1 e é detonado nas redes
- Como Lula foi informado sobre explosões terroristas em Brasília
- Para os jornalões, o homem-bomba da extrema-direita não tem partido
- Trump chama Milei de seu “presidente favorito” em telefonema
- Como Elon Musk virou xodó de Trump e o cidadão privado mais poderoso dos EUA