Sob a diretriz do Ministério da Justiça e Segurança Pública, 300 agentes foram enviados para o estado
Abrigos acolhem as pessoas atingidas e resgatadas. Foto: Divulgação/MJ
O presidente Lula autorizou a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) a expandir suas operações no Rio Grande do Sul (RS), não apenas em resgates, mas também na segurança dos abrigos que acolhem os afetados pelas enchentes, em especial mulheres e crianças.
Sob a direção do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o efetivo da corporação no estado será reforçado para 300 agentes.
Na última sexta-feira (10), o governo do RS anunciou a criação de abrigos somente para mulheres e crianças, após relatos de abusos.
Além de colaborar com o Corpo de Bombeiros nas operações de salvamento em São Leopoldo e Canoas, a Força Nacional está apoiando o policiamento ostensivo em diversas localidades, incluindo Porto Alegre e Nova Santa Rita.
As transações atuais concentram-se em patrulhamento e salvamento embarcados, reconhecimento terrestre e abordagens para resgatar pessoas e animais da ilha.
Uma equipe de polícia técnico-científica está engajada na identificação de vítimas, coordenando esforços para ampliar a capacidade de serviço do Departamento Médico-Legal.
Mais de mil servidores
Com um contingente de 300 agentes, somando-se à presença da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Força Penal Federal, o Ministério da Justiça mobiliza mais de mil servidores no Rio Grande do Sul.
A força-tarefa federal inclui cinco helicópteros, 21 embarcações de resgate, 18 botes, 11 jetskis e mais de 200 viaturas, resultando em mais de 64 mil resgates realizados por mais de 18 mil profissionais, entre militares e civis.
Com informações do PT Org
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Erika Hilton aciona PF após ameaça de morte por vídeo contra mentiras de Nikolas
- “PEC Nikolas Ferreira”: senador quer reduzir idade mínima para presidentes
- “Lula é o candidato”: Padilha diz não existir plano B e que mercado vive “síndrome de pânico”
- Especialistas fazem alerta sobre novo golpe no IPVA
- Lula sob pressão para mais indicações femininas nos tribunais