Em entrevista ao TaguaCei e ao Ceilândia em Alerta, o deputado federal, João Daniel (PT-SE), comentou sobre a prisão de Lula e disse que o povo brasileiro está sofrendo um “golpe” e que é preciso reagir aos ataques que estão sendo desferido pela classe dominante brasileira e a mundial, o que ele chamou de “imperialismo”.
Segundo João Daniel, a população brasileira precisa lutar contra a prisão do ex-presidente Lula, pois se trata de lutar em defesa da democracia. “Nós acompanhamos com muita indignação essa perversidade desta grande armação feita pelo judiciário, ou melhor, parte do judiciário, com setores do Ministério Público Federal e da Polícia Federal, que armaram um processo sem provas para condenar o presidente Lula”, argumenta o deputado.
Na visão do deputado, os mais prejudicados com o atual momento político e econômico vivido no país é a “classe trabalhadora”. Para João Daniel, é chegada a hora de a população exigir a libertação “imediata” do ex-presidente Lula.
Caso isso não ocorra, lembra o deputado, o Brasil nunca será uma “nação livre e soberana”. “É um golpe [o atual momento vivido no país] contra o povo brasileiro, contra os direitos da classe trabalhadora brasileira. O Brasil não pode passar a vida toda exportando matéria-prima, sendo reserva de trabalhador. Precisamos lutar para sermos uma pátria livre”, afirmou o deputado.
A menção a um país livre surgiu porque o parlamentar comunga da ideia de que os Estados Unidos podem ter contribuído tanto para a derrubada da ex-presidenta Dilma Rousseff quanto para a instrumentalização da operação Lava Jato para perseguir Lula e o PT.
Para João Daniel é hora de a população brasileira lutar melhores condições de saúde pública, moradia, educação e os direitos assegurados, é agora. Para isso, ele defende: “Lula Livre, Lula Inocente, Lula Presidente !”