![](https://controle.diariodocentrodomundo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/trumpassina-1.webp)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que assinará, nesta quinta-feira (13), um decreto impondo tarifas recíprocas a países que aplicam taxas sobre produtos americanos. Segundo ele, as medidas terão efeito “praticamente imediato”.
De acordo com a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, a assinatura ocorrerá antes da visita oficial do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Desde sua campanha, Trump tem priorizado a indústria nacional dos EUA e adotado medidas para limitar a concorrência estrangeira.
Na segunda-feira (10), o presidente assinou um decreto impondo tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio a partir de 12 de março. “Este é o primeiro de muitos. E você sabe o que quero dizer com isso? Outros assuntos, tópicos. Proteger nossas indústrias de aço e alumínio é essencial”, declarou.
Trump também afirmou que novas tarifas serão anunciadas ao longo da semana e mencionou estudos sobre taxas específicas para carros, semicondutores e produtos farmacêuticos. No início do mês, ele já havia fixado tarifas de 25% para todos os produtos importados do México e do Canadá, que foram suspensas por 30 dias após negociações entre os países.
![Tarifas de Trump sobre alumínio e aço entram em vigor; Brasil fica de fora | Agência Brasil](https://imagens.ebc.com.br/WKpBBg91bTsMJRaLjBTBfxetUJo=/1600x800/https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/atoms/image/636555959052612053.jpg?itok=S1TLPkh2)
Além disso, o governo americano elevou as tarifas sobre produtos chineses em mais 10%, levando a China a retaliar com novas taxas de 10% a 15% sobre mercadorias americanas. A União Europeia também reagiu às medidas de Trump e prepara sanções contra produtos dos EUA, como Bourbon, jeans e motocicletas.
“Tarifas injustificadas sobre a UE não ficarão sem resposta, elas desencadearão contramedidas firmes e proporcionais”, declarou Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.
Guerra comercial
Economistas alertam que a estratégia protecionista de Trump pode desencadear uma guerra comercial de grandes proporções, afetando a economia global. O impacto imediato seria a alta da inflação nos EUA, já que as tarifas elevam os custos dos insumos e provocam reajustes em toda a cadeia produtiva.
Com o aumento da inflação, o Federal Reserve (Fed), banco central americano, pode enfrentar dificuldades para reduzi-la à meta de 2%. Em janeiro, o índice de preços ao consumidor voltou a subir, atingindo 3% ao ano, com alta mensal de 0,5%. Esse cenário reduz as chances de novos cortes nos juros dos EUA, atualmente na faixa de 4,25% a 4,50%.
A elevação das taxas nos EUA afeta o Brasil e outros mercados emergentes, pois torna os títulos públicos americanos mais atrativos para investidores. Isso fortalece o dólar frente a outras moedas e pode dificultar a recuperação econômica de países que dependem de investimentos estrangeiros.
A estratégia tarifária de Trump segue sua promessa de campanha de taxar os principais parceiros comerciais dos EUA, especialmente aqueles com os quais o país registra déficit na balança comercial, ou seja, importa mais do que exporta.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Na Terraviva Madeiras, unimos variedade, qualidade e compromisso com o meio ambiente.
Na Terraviva Madeiras, unimos variedade, qualidade e compromisso com o meio ambiente.Oferecemos uma ampla seleção de portas e janelas de madeira para todos os estilos e necessidades, sempre priorizando a sustentabilidade.Nossos produtos são fabricados com madeira reflorestada, garantindo alta durabilidade sem impacto negativo na natureza.Além disso, trabalhamos com preços acessíveis e justos, sem abrir mão…
Conexões da Quebrada está com inscrições abertas para escritores, poetas, ilustradores e artistas periféricos
Os interessados em publicar suas obras na coletânea “Do Rascunho à Obra: A Quebrada que Lê Também Escreve” podem se inscrever até 15 de março através dos links nos instagrans do @poesianasquebradas e @institutoperiferialivre. Planaltina se prepara para receber um evento que promete marcar a história da cultura local: o Conexões de Quebrada – Potências…
IV Edição do Festival Horizonte de Histórias abre inscrições para contadores de histórias
As inscrições para participar do IV Festival Horizonte de Histórias como contadores(as) de histórias estão abertas! Contadores(as) de histórias, profissionais ou amadores(as), podem se inscrever gratuitamente de 20 de janeiro a 12 de fevereiro, por meio de formulário eletrônico. O edital selecionará 24 contadores de histórias ou grupos, cada um recebendo um cachê de R$1.000,00…