Novo chefe da Secom lidera articulação para manter cautela e apostar em negociação com o governo dos EUA
247 – O governo Lula (PT) está adotando uma estratégia coordenada para responder às medidas protecionistas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que impactam diretamente o Brasil. A articulação, segundo Igor Gadelha, do Metrópoles, tem sido conduzida pelo novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Sidônio Palmeira, que orienta ministros a manterem um tom moderado e evitarem retaliações que possam intensificar um cenário de guerra comercial.
A principal preocupação do Planalto é evitar um discurso que reforce o protecionismo e prejudique as negociações. Sidônio Palmeira tem enfatizado que não interessa ao Brasil alimentar conflitos comerciais e que é essencial agir com “cautela” e “maturidade” diante das sobretaxas impostas ao aço e ao alumínio, que devem entrar em vigor até março. Play Video
O chefe da Secom citou como referência a postura adotada pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), ao se manifestar sobre o tema. Na última terça-feira (11), Padilha afirmou que o Brasil não pretende transformar a situação em uma disputa comercial e defendeu o fortalecimento do livre comércio. “O Brasil não estimula e não entrará em nenhuma guerra comercial. Sempre favorável a que se fortaleça, cada vez mais, o livre comércio”, declarou o ministro.
Nos bastidores, a equipe econômica de Lula aposta que Trump pode aceitar negociar um acordo de cotas para exportação do aço brasileiro aos Estados Unidos, a exemplo do que ocorreu em 2018, durante o primeiro mandato do republicano. Na época, o governo brasileiro conseguiu estabelecer um regime especial que permitia a venda de aço sem incidência de tarifas adicionais.
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