youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Plenário da Câmara dos Deputados ficou lotado com militantes, autoridades e parlamentares durante sessão solene

Na sessão, discursos emocionados sobre a trajetória de luta do PT

Em sessão solene na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (12), parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT) celebraram os 45 anos de fundação do partido. Eles destacaram as conquistas históricas protagonizadas pela sigla e a resistência democrática frente aos ataques da extrema direita nos dias atuais. Os discursos emocionados relembraram a trajetória de luta do PT e a promessa de continuar defendendo a democracia, a justiça social e os direitos dos trabalhadores. Além disso, foram homenageados os militantes que, ao longo de décadas, construíram e fortaleceram o partido em todo o País.

A presidenta Nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), afirmou que a trajetória do partido é baseada em uma história de “luta, resistência e conquistas que mudaram a vida de milhões de pessoas no Brasil”. Ela ressaltou que o PT “nasceu diferente e transformador”, organizado a partir de núcleos de base, contrariando as “tradições políticas autoritárias e excludentes”. “O partido surgiu no chão das fábricas, nos campos e assentamentos, nas escolas e nas ruas, recebendo a contribuição de militantes políticos, religiosos, intelectuais e artistas, formando um mosaico riquíssimo da alma brasileira”, afirmou.

Gleisi também enfatizou que a história do PT está “indelevelmente associada à reconquista e ao aprofundamento da democracia no Brasil”. A deputada enfatizou o combate da legenda à ditadura militar e à defesa de direitos como a liberdade de organização e manifestação.

Gleisi Hoffmann ainda citou as principais conquistas dos governos petistas, como o programa Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Farmácia Popular, o aumento real do salário mínimo, a maior reforma agrária da história e a retomada do crescimento econômico. Além disso, recordou das políticas de inclusão, como a Lei de Cotas no ensino superior e no serviço público, e a criação de ministérios voltados para as mulheres, igualdade racial, direitos humanos e povos indígenas.

Impeachment e perseguição política

Gleisi Hoffmann também criticou o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, classificando-o como “golpe”, e mencionou a perseguição política que se seguiu, incluindo a condenação ilegal de Lula. Ela celebrou a vitória de Lula nas eleições de 2022, que representou a “vitória sobre o terror e o ódio, da mentira e da máquina”, e frisou a importância do PT na reconstrução do País.

Lindbergh Farias também criticou os adversários políticos e relembrou os momentos difíceis enfrentados pelo partido. “Eles diziam que o PT tinha acabado, mas em 2022 elegemos Lula presidente da República novamente”, disse. Ele sublinhou a importância da militância petista. “Houve uma militância corajosa que não se acovardou, mesmo diante da perseguição. Essa militância se agigantou e nos fez vencer”.

Transformação do Brasil

O deputado Carlos Veras (PT-PE), primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara, relembrou sua filiação ao PT aos 16 anos e destacou o papel do partido na transformação do Brasil. “Tive a honra de me filiar ao Partido dos Trabalhadores aos 16 anos de idade, com a esperança de que, através dele, transformaríamos nosso país e daríamos oportunidade àqueles que mais precisam”, afirmou. Ele ressaltou as políticas sociais dos governos petistas, como o combate à fome e a expansão do acesso à educação e à saúde. “Foi o governo do PT, dos presidentes Lula e Dilma, que acabou com a fome neste país e levou o direito à moradia, à saúde e à educação de qualidade”, disse. Veras também ressaltou a necessidade de continuar lutando por melhorias: “Já tiramos o Brasil do Mapa da Fome uma vez e, até o final do governo Lula, vamos tirar novamente”.

Resistência e democracia

O deputado Odair Cunha (PT-MG) celebrou a resistência e a luta do PT ao longo de 45 anos, ao destacar o papel do partido no fortalecimento da democracia. “Celebrar os 45 anos do PT é fazer história da nossa democracia. A mais importante lição que o trabalhador brasileiro aprendeu é que a democracia é uma conquista que se constrói com as próprias mãos”, observou. Ele também lembrou o Manifesto de Fundação do partido e a importância de continuar sonhando com um Brasil mais justo e solidário. “Sonhamos com um país justo, solidário e fraterno, e hoje temos a oportunidade de fazer isso acontecer novamente sob a liderança do presidente Lula”, disse Cunha.

Mulheres no poder

A deputada Jack Rocha (PT-ES), coordenadora da Bancada Feminina do PT na Câmara, reafirmou a importância das mulheres no Parlamento. “Democracia se faz com a participação das mulheres na política e nós estamos diante de uma bancada histórica feminina. Esse partido presidido por uma mulher fez com que nós pudéssemos também nos enxergar como sujeitas de direito, como já fizemos há muito tempo, para disputar espaços importantes e representarmos aqui a voz de tantas brasileiras e também de tantos brasileiros”, afirmou.

O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), homenageou a deputada Gleisi Hoffmann, que está deixando o comando do partido após sete anos. Ela é a primeira mulher eleita para dirigir o PT nacionalmente. “Quero homenagear a presidenta Gleisi por tudo o que ela fez pelo país, pelo PT e pelo governo do presidente Lula. Sem a Gleisi o PT não estaria vivo como está hoje. Sem a Gleisi nós não teríamos vencido a eleição para a Presidência da República. Ela construiu uma aliança potente, ela construiu as bases fundamentais para garantir a vitória do presidente Lula”, reconheceu.

Jack Rocha também ressaltou a importância de Gleisi no PT. “Ela [Gleisi] merece toda a nossa honradez, toda a nossa galhardia, todo o nosso reconhecimento, porque levou a militância nos períodos mais dolorosos a acreditar na esperança e na utopia de voltar a governar o nosso país. Presidenta Gleisi, a senhora é a nossa inspiração”.

Militância

Os parlamentares também homenagearam os militantes que contribuíram para a história do PT, desde os fundadores até os jovens militantes. Gleisi afirmou que “sem vocês, Lula não teria subido novamente a rampa do Palácio do Planalto”. José Guimarães destacou que a vitória só foi possível porque o PT tem algo que é “sagrado, a militância”. “É essa militância que dá vitalidade ao PT, essa militância que sustenta o nosso sonho, essa militância que faz com que a nossa bancada tenha coragem de enfrentar o bolsonarismo aqui no plenário Ulysses Guimarães, é essa militância que impulsiona as mudanças que o governo presidente Lula está fazendo”.

Emoção e testemunho

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ), coordenadora-geral da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, emocionou a todos com seu discurso. “Eu me sinto neste momento como uma criança, numa emoção que jamais senti em minha vida. Eu tenho esse partido no meu coração, eu tenho um partido do qual sou fundadora também, mas que trouxe a mim e a muitas mulheres da favela a esperança de que nós estaríamos e teríamos vez e voz”, afirmou. Ela relembrou a caminhada do PT e a importância de Lula como líder operário que conquistou o coração dos brasileiros. “Nós estamos aqui porque nós reconhecemos que Luiz Inácio Lula da Silva foi, com muito sacrifício, um líder operário que pode falar às massas além dos trabalhadores e pode tocar os nossos corações onde nós estávamos”, disse.

Benedita também destacou o papel das mulheres no PT e a importância de Gleisi Hoffmann como presidenta do partido. “Nós temos ela como presidenta, porque nesse partido nós não nos curvamos a nenhum regulamento que pudesse nos proibir de ter voz e de organizarmos e estarmos nesse partido”, observou.

Ela encerrou seu discurso dizendo que é “testemunha de um partido que cresceu e que sempre esteve com os mais pobres, os mais vulneráveis, os chamados miseráveis dessa terra”. “É por isso que ele está de volta, Luiz Inácio Lula da Silva, porque nós temos um partido, nós não temos apenas um ajuntamento de pessoas, com proposta, com programa. Nós temos um partido que é uma escola política, um partido que nos faz permanecer firmes e fortes diante das adversidades e ganhamos todas. Porque somos um partido dos trabalhadores e um partido das trabalhadoras. Viva o PT! Viva as mulheres! Viva os homens! Viva essa força! Feliz aniversário, PT”.

Com informações do PT Org

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Bolsonaro quer usar comissão da OEA para nova investida contra Moraes; entenda

    Bolsonaro quer usar comissão da OEA para nova investida contra Moraes; entenda

    O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem acompanhado de perto a missão do relator para a liberdade de expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Pedro Vaca, que está no Brasil desde domingo. Segundo membros da própria Comissão, aliados do ex-presidente têm mantido contato direto com a equipe do colombiano. A CIDH, vinculada à Organização dos…


  • A “estratégia” de aliados de Bolsonaro para enfrentar Lula na segunda metade do governo

    A “estratégia” de aliados de Bolsonaro para enfrentar Lula na segunda metade do governo

    Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Congresso definiram, em reunião fechada na semana passada, em Brasília, a “estratégia” para enfrentar o governo Lula (PT) na segunda metade do mandato, conforme informações da colunista Malu Gaspar, do Globo. Líderes da Câmara e do Senado decidiram evitar pautas ideológicas e concentrar a oposição na agenda econômica,…


  • Brasileiros que “venderam” íris relatam problemas com app: “Perdi a conta e o dinheiro”

    Brasileiros que “venderam” íris relatam problemas com app: “Perdi a conta e o dinheiro”

    Brasileiros que escanearam a íris em troca de dinheiro enfrentam dificuldades para acessar o aplicativo ‘World App’ e recuperar os valores prometidos. O projeto, que utiliza a biometria ocular para criar identificações digitais únicas, tem sido alvo de reclamações devido a falhas na plataforma e à falta de suporte. “Tentei várias vezes pelo chat do…


Os comentários estão desativados.