
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem acompanhado de perto a missão do relator para a liberdade de expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Pedro Vaca, que está no Brasil desde domingo. Segundo membros da própria Comissão, aliados do ex-presidente têm mantido contato direto com a equipe do colombiano.
A CIDH, vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA), veio ao país a convite do governo federal após parlamentares bolsonaristas denunciarem supostas violações de direitos humanos e restrições à liberdade de expressão, alegando que o Judiciário estaria promovendo censura.
O que mais chama a atenção de Bolsonaro no relatório da Comissão é a atuação do ministro Alexandre de Moraes. O ex-presidente espera que a CIDH faça críticas ao magistrado, reforçando sua narrativa de perseguição política, conforme informações da colunista Bela Megale, do Globo.
A visita do relator ao Brasil também tem gerado desconfiança em setores do governo Lula e entre ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Há receio de que eventuais críticas no documento sejam exploradas pela oposição para politizar o julgamento de Bolsonaro, previsto para este semestre.

A apreensão entre seus aliados aumentou após a Procuradoria-Geral da República (PGR) indicar que está prestes a apresentar a denúncia contra ele no inquérito sobre a tentativa de golpe. A expectativa é que a acusação formal seja apresentada até o Carnaval.
O relatório final da CIDH deve ser divulgado em até cinco meses, mas um comunicado preliminar sobre a missão será publicado dentro de um mês. No entanto, fontes ligadas à OEA não acreditam que o documento trará críticas diretas a Moraes.
A agenda de Pedro Vaca inclui reuniões com representantes dos Três Poderes, além de encontros com políticos da base governista e da oposição. Entre os compromissos, estão reuniões com o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e com Alexandre de Moraes.
Integrantes do governo e representantes da sociedade civil que conversaram com Vaca afirmam que sua reação às declarações sobre liberdade de expressão no Brasil foi protocolar.
Com informações do PT Org
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Senado: debatedores elogiam iniciativa do PT para redução da jornada sem perda salarial
Senadores Paulo Paim e Rogério Carvalho conduziram a primeira audiência pública para debater proposta de diminuição da jornada semanal Relator da proposta, senador Rogério Carvalho coordenou a primeira parte da audiência pública A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado realizou nesta terça-feira (8/4) a primeira audiência de um ciclo de debates para debater…
Juliana Cardoso reforça a importância da luta indígena em homenagem na Câmara
Sessão solene foi realizada em razão da 21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), que reúne mais de 8 mil indígenas em Brasília Sessão solene em homenagem aos povos indígenas na Câmara dos Deputados. Em sessão solene em homenagem a 21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), nesta terça-feira (8/4), a deputada Juliana Cardoso (PT-SP) e a…
Renda dos mais pobres cresce 10,7% e reduz desigualdade
Levantamento da FGV aponta avanço acima da média nacional e queda no índice de Gini, que mede a concentração de renda FGV aponta crescimento acelerado da renda entre os mais pobres A renda dos 50% dos trabalhadores mais pobres no Brasil cresceu 10,7% no quarto trimestre de 2024, na comparação com o mesmo período de…