![](https://controle.diariodocentrodomundo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/16529949126286b36077c8d_1652994912_3x2_rt-2.jpg)
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem acompanhado de perto a missão do relator para a liberdade de expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Pedro Vaca, que está no Brasil desde domingo. Segundo membros da própria Comissão, aliados do ex-presidente têm mantido contato direto com a equipe do colombiano.
A CIDH, vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA), veio ao país a convite do governo federal após parlamentares bolsonaristas denunciarem supostas violações de direitos humanos e restrições à liberdade de expressão, alegando que o Judiciário estaria promovendo censura.
O que mais chama a atenção de Bolsonaro no relatório da Comissão é a atuação do ministro Alexandre de Moraes. O ex-presidente espera que a CIDH faça críticas ao magistrado, reforçando sua narrativa de perseguição política, conforme informações da colunista Bela Megale, do Globo.
A visita do relator ao Brasil também tem gerado desconfiança em setores do governo Lula e entre ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Há receio de que eventuais críticas no documento sejam exploradas pela oposição para politizar o julgamento de Bolsonaro, previsto para este semestre.
![Enviado da OEA chama de 'impressionantes' denúncias de censura](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2025/02/SaveVid.Net_479164238_18484563364003759_642553581929755611_n.jpg)
A apreensão entre seus aliados aumentou após a Procuradoria-Geral da República (PGR) indicar que está prestes a apresentar a denúncia contra ele no inquérito sobre a tentativa de golpe. A expectativa é que a acusação formal seja apresentada até o Carnaval.
O relatório final da CIDH deve ser divulgado em até cinco meses, mas um comunicado preliminar sobre a missão será publicado dentro de um mês. No entanto, fontes ligadas à OEA não acreditam que o documento trará críticas diretas a Moraes.
A agenda de Pedro Vaca inclui reuniões com representantes dos Três Poderes, além de encontros com políticos da base governista e da oposição. Entre os compromissos, estão reuniões com o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e com Alexandre de Moraes.
Integrantes do governo e representantes da sociedade civil que conversaram com Vaca afirmam que sua reação às declarações sobre liberdade de expressão no Brasil foi protocolar.
Com informações do PT Org
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Na Terraviva Madeiras, unimos variedade, qualidade e compromisso com o meio ambiente.
Na Terraviva Madeiras, unimos variedade, qualidade e compromisso com o meio ambiente.Oferecemos uma ampla seleção de portas e janelas de madeira para todos os estilos e necessidades, sempre priorizando a sustentabilidade.Nossos produtos são fabricados com madeira reflorestada, garantindo alta durabilidade sem impacto negativo na natureza.Além disso, trabalhamos com preços acessíveis e justos, sem abrir mão…
Conexões da Quebrada está com inscrições abertas para escritores, poetas, ilustradores e artistas periféricos
Os interessados em publicar suas obras na coletânea “Do Rascunho à Obra: A Quebrada que Lê Também Escreve” podem se inscrever até 15 de março através dos links nos instagrans do @poesianasquebradas e @institutoperiferialivre. Planaltina se prepara para receber um evento que promete marcar a história da cultura local: o Conexões de Quebrada – Potências…
IV Edição do Festival Horizonte de Histórias abre inscrições para contadores de histórias
As inscrições para participar do IV Festival Horizonte de Histórias como contadores(as) de histórias estão abertas! Contadores(as) de histórias, profissionais ou amadores(as), podem se inscrever gratuitamente de 20 de janeiro a 12 de fevereiro, por meio de formulário eletrônico. O edital selecionará 24 contadores de histórias ou grupos, cada um recebendo um cachê de R$1.000,00…