youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Siqueira ainda tratou do desempenho do governo nas pesquisas: “o governo não é avaliado por suas realizações, mas por razões políticas e ideológicas”

Brasília (DF), 06/07/2023 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente, Geraldo Alckmin, durante reunião de relançamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), no Palácio do Planalto.
Brasília (DF), 06/07/2023 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente, Geraldo Alckmin, durante reunião de relançamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Em entrevista ao Estado de S. Paulo, o presidente do PSB, Carlos Siqueira, afirmou que a manutenção de Geraldo Alckmin (PSB) como vice-presidente em uma eventual chapa de reeleição do presidente Lula (PT) em 2026 é a escolha mais sensata. Segundo Siqueira, Alckmin é um vice “trabalhador e leal”, e nenhum presidente poderia desejar um vice melhor. “Não manter o Alckmin como vice não seria uma atitude de bom senso”, destacou.

Líder do PSB há dez anos e prestes a passar o comando do partido para o prefeito do Recife, João Campos, Siqueira defendeu que discutir eleições com tanta antecedência não é produtivo. Ele ressaltou que o foco do governo deve ser em acertar mais em 2025, melhorando a vida dos brasileiros. “Termina uma eleição e já se começa a falar da próxima, como se o País não tivesse problemas”, criticou.Play Video

Ao ser questionado sobre a possibilidade de Lula ceder a vice-presidência para partidos de centro, como o MDB, Siqueira demonstrou cautela, lembrando experiências passadas com José Sarney e Michel Temer. “As escolhas são feitas por quem tem o direito de escolher. Vamos aguardar. É muito cedo”, ponderou.

Siqueira também analisou o desempenho da esquerda nas últimas eleições municipais, reconhecendo que a centro-direita e a extrema-direita conquistaram avanços significativos. Ele destacou a necessidade de autorrenovação das forças progressistas e sugeriu que o identitarismo deve ser repensado para reconectar a esquerda com setores conservadores, especialmente o eleitorado evangélico. “Precisamos compreender como pessoas de classes sociais que seriam alvo de políticas públicas podem se reconectar com os partidos de esquerda”, afirmou.

Sobre a possibilidade de Lula ser candidato à reeleição, Siqueira demonstrou apoio, mas destacou que a discussão deve ocorrer no momento certo. “Espero que ele esteja bem e possa ser candidato. Lula é o nome mais forte para ganhar a eleição de 2026”, avaliou.

O presidente do PSB também comentou sobre a necessidade de o governo melhorar sua avaliação perante o eleitorado. Para ele, a divisão política no País impacta diretamente a percepção do governo. “O governo não é avaliado por suas realizações concretas, mas por razões políticas e ideológicas”, criticou.

Siqueira ainda defendeu o nome de Márcio França como possível candidato do campo progressista ao governo de São Paulo em 2026, caso decida concorrer. Por fim, afirmou seu apoio à sucessão no PSB pelo prefeito João Campos, destacando sua juventude e experiência como fundamentais para renovar a liderança do partido.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Produção de biodiesel cresce em 20 anos e chega a 77 bilhões de litros

    Produção de biodiesel cresce em 20 anos e chega a 77 bilhões de litros

    Produção evitou emissão de 240 milhões de toneladas de gás carbônico Nesta segunda-feira (13), completam exatos 20 anos do marco legal do biodiesel no Brasil. A Lei 11.097/2005, sancionada no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, introduziu oficialmente o combustível renovável à matriz energética do país, como uma alternativa ao uso do diesel…


  • Mercado financeiro projeta inflação de 5% em 2025

    Mercado financeiro projeta inflação de 5% em 2025

    O mercado financeiro aumentou ligeiramente a projeção da inflação para este ano.  A edição do Boletim Focus desta segunda-feira (13) projeta um índice, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em 5%, ante os 4,99% da semana passada. Há quatro semanas a projeção era 4,6% para 2025. A pesquisa Focus é realizada…


  • Enem 2024 registrou 12 redações com nota mil; uma da rede pública

    Enem 2024 registrou 12 redações com nota mil; uma da rede pública

    Resultados foram divulgados hoje pelo ministro Camilo Santana A edição 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou 12 participantes que obtiveram nota máxima ou nota mil na redação, sendo apenas um proveniente de escola pública, em Minas Gerais. Os demais estados com nota máxima foram Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro,…


Os comentários estão desativados.