youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Lula e Bolsonaro: . Foto: reprodução

Levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (13), apresentou diversos cenários eleitorais para a disputa presidencial de 2026, apontando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como favorito para a reeleição.

No entanto, o principal adversário do petista seria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível e sob risco de prisão em 2025 devido às investigações relacionadas à tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Em um dos cenários testados, Lula aparece com 34% das intenções de voto contra 33,9% de Bolsonaro, configurando um empate técnico. O mesmo cenário inclui o nome de Pablo Marçal (PRTB), que declarou sua intenção de concorrer à Presidência. Marçal recebe 6,1% dos votos, atraindo parte do eleitorado de direita.

Quando Pablo Marçal é excluído da disputa, Bolsonaro lidera numericamente com 37,3%, enquanto Lula tem 34,4%. Ambos permanecem empatados dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

grafico
Levantamento do Paraná Pesquisas: Cenários com Lula e Bolsonaro. Foto: reprodução

A pesquisa também revelou que Lula venceria outros possíveis representantes políticos de Bolsonaro, como Michelle Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos).

grafico
Levantamento do Paraná Pesquisas: Cenários com Lula e possíveis herdeiros políticos de Bolsonaro. Foto: reprodução

Em cenários sem a candidatura de Lula, com o ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) representando o PT, lideranças como Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro e Ciro Gomes (PDT) despontam como principais nomes.

Outros aliados do presidente, como o ministro Camilo Santana (PT), a presidente nacional do PT Gleisi Hoffmann, e o governador do Pará Helder Barbalho (MDB), também foram testados, mas não alcançaram a liderança em nenhum cenário.

grafico
Levantamento do Paraná Pesquisas: Cenários com possíveis herdeiros políticos de Lula. Foto: reprodução
grafico
Levantamento do Paraná Pesquisas: Cenários com possíveis herdeiros políticos de Lula. Foto: reprodução
grafico
Levantamento do Paraná Pesquisas: Cenários com possíveis herdeiros políticos de Lula. Foto: reprodução

A pesquisa entrevistou 2.018 eleitores entre os dias 7 e 10 de janeiro. O levantamento tem um grau de confiança de 95%, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais para os resultados gerais.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Folha celebrava mortes da ditadura, diz roteirista de documentário sobre o jornal

    Folha celebrava mortes da ditadura, diz roteirista de documentário sobre o jornal

    A ditadura militar instaurada no Brasil após 1964 deixou um rastro de famílias destruídas, torturas, mortes e traumas psicológicos profundos. Também legou um conjunto de evidências sobre os agentes da repressão: seus financiadores, algozes e mandantes. Baseada no recém-lançado livro “A Serviço da Repressão: Grupo Folha e Violações de Direitos na Ditadura” — que dá…


  • Bolsonaristas mudam foco de vítimas para médicos para tentar aprovar lei antiaborto

    Bolsonaristas mudam foco de vítimas para médicos para tentar aprovar lei antiaborto

    Parlamentares de oposição criaram uma nova estratégia no movimento antiaborto e fizeram alterações o projeto de lei, aumentando penas para médicos que realizarem o procedimento. O texto é da autoria de Sóstenes Cavalente (RJ), líder do PL na Câmara dos Deputados. O texto do PL 1904/24, que equipara o aborto acima de 22 semanas de…


  • Bolsonarista Regina Duarte recusa decorar falas e diz que só volta à TV com personagem “muda”

    Bolsonarista Regina Duarte recusa decorar falas e diz que só volta à TV com personagem “muda”

    No ‘Conversa com Bial’, exibido na terça-feira (22), Regina Duarte afirmou que não pretende mais decorar textos. Com 60 anos de carreira, a bolsonarista disse que só aceitaria atuar na próxima novela de Aguinaldo Silva, ‘Três Graças’, se sua personagem fosse “muda”. “Fiz isso a minha vida inteira. Trabalhava 24 horas por dia: 12 gravando…


Os comentários estão desativados.