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Serviço será feito em nove postos de identificação biométrica sem a necessidade de agendamento. Veja onde ir e o que é necessário para o atendimento

Neste sábado (13), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) vai promover o primeiro mutirão do ano para emissão da Carteira de Identidade Nacional, novo documento de identidade, por meio do Instituto de Identificação. O atendimento será presencial e por ordem de chegada, das 8h às 14h. Todos os nove postos de identificação biométrica do Distrito Federal farão parte do mutirão.

Não é necessário agendamento, pois senhas serão distribuídas de acordo com a capacidade operacional da delegacia, com respeito ao público de prioridade legal.

Veja onde serão realizados os serviços pela PCDF:

– Asa Sul (1ª DP)

– Cruzeiro (3ª DP)

– Guará (4ª DP)

– Paranoá (6ª DP)

– Planaltina (16ª DP)

– Recanto das Emas (27ª DP)

– São Sebastião (30ª DP)

– Samambaia (32ª DP)

– Santa Maria (33ª DP)

Documentação necessária

Para emitir a nova identidade, os cidadãos devem apresentar a documentação correta. A relação pode ser consultada no site da PCDF e inclui documentos pessoais como CPF e certidão de nascimento ou casamento.

A nova Carteira de Identidade Nacional está disponível tanto em formato digital quanto impresso e a primeira via é gratuita. Para os cidadãos que já têm a nova CIN, emitida em outro estado ou no DF, será cobrada uma taxa de R$ 42 para a emissão da 2ª via no Distrito Federal. A regulamentação do documento ocorreu por meio do decreto nº 10.977, de 23 de fevereiro de 2022.

O atendimento para a nova identidade está disponível nos nove postos de identificação biométrica no Distrito Federal e em sete unidades do Na Hora, localizados na Rodoviária do Plano Piloto, Taguatinga Sul, Ceilândia, Sobradinho, Gama, Riacho Fundo e Brazlândia.

O atendimento para a nova identidade está disponível nos postos de identificação biométrica e em unidades do Na Hora | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Os postos anexos às Delegacias Circunscricionais atendem sem necessidade de agendamento prévio, em dois turnos. Já as unidades do Na Hora têm atendimento feito exclusivamente por agendamento prévio, que pode ser feito pelo Sistema Agenda. Em situações de urgência ou emergência, encaixes são possíveis.

Horários estendidos

Além do mutirão, o horário de atendimento dos postos de identificação biométrica foi estendido no Distrito Federal. Agora a população pode procurar os postos de segunda a sexta, das 7h às 19h, sem a necessidade de agendamento prévio e por ordem de chegada. As senhas são distribuídas no início de cada turno, o primeiro começando de 7h às 13h e o segundo das 13h às 19h.

“Ampliar o horário nos postos de identificação biométrica é um passo crucial para melhorar o atendimento”Lúcio Valente, delegado

“Ampliar o horário nos postos de identificação biométrica é um passo crucial para melhorar o atendimento. Isso reflete nosso compromisso em atender as necessidades da população do Distrito Federal de forma mais ágil e conveniente”, afirma o delegado Lúcio Valente.

A meta de atendimentos para realizar a nova documentação nacional é de 20 por estação. Nas 33 estações do DF, atualmente estão sendo feitos cerca de 600 atendimentos. Junto às estações do Na Hora, que são intermitentes, são em torno de 1.300 atendimentos em todo DF.

Sobrecarga dos postos

“É importante ressaltar que o prazo de vencimento da carteira de identidade antiga é grande ainda, não há essa pressa para fazer a nova”Vencesleu Franco, diretor de identificação da PCDF

A Polícia Civil do Distrito Federal destaca que a população que tem o documento antigo de identidade pode usá-lo até 2032, não sendo obrigatório que todos emitam a nova carteira imediatamente. A urgência é recomendada para quem necessita de uma segunda via ou para novas emissões.

“É importante ressaltar que o prazo de vencimento da carteira de identidade antiga é grande ainda, não há essa pressa para fazer a nova. A gente pede essa empatia por parte da população”, reforça o diretor de identificação da PCDF, Vencesleu Franco.

De acordo com Franco, há alguns fatores que trazem a sobrecarga nos postos de atendimento, como a questão de defasagem de pessoal, cancelamentos feitos pelos usuários, apresentação de dados com divergência ou documentação errada.

A nova carteira está em emissão no DF desde 21 de novembro de 2023 e, até o momento, foram 23,4 mil unidades emitidas, uma média de 780 por dia.

Com informações da Agência Brasília

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