youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Donald Trump e Kamala Harris durante debate nesta terça (10). Foto: Getty Images

O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato à Presidência Donald Trump mentiu 33 vezes durante o debate com a democrata Kamala Harris, atual vice-presidente, na noite desta terça (10), segundo a CNN. Esse foi o primeiro confronto entre os dois candidatos e ficou marcado por diversas teorias da conspirações do republicano.

Uma das mentiras de Trump foi sobre imigrantes que estariam comendo pets na cidade de Springfield. “Eles estão comendo cachorros, estão comendo os gatos, estão comendo os animais de estimação das pessoas que vivem lá”, afirmou o ex-presidente.

A fake news surgiu de uma publicação no Facebook que citava apenas gatos e ganhou força nos últimos dias no X (ex-Twitter), às vésperas do debate. Autoridades de Springfield disseram que não há nenhuma denúncia sobre animais de estimação sendo machucados, maltratados ou sequestrados na região.

O ex-presidente ainda mentiu sobre o partido Democrata permitir a execução de bebês e apoiar a realização do aborto no nono mês de gestação e até “após o nascimento”. Ele citou uma decisão histórica, conhecida como “Roe v. Wade”, de 1973, que permitiu o direito ao aborto no país, mas não especificou um mês máximo para o procedimento.

Kamala Harris mentiu uma vez durante debate, enquanto Donald Trump fez 33 declarações falsas. Foto: Reprodução/CNN

Ele também exagerou nos números sobre vítimas da guerra entre Ucrânia e Rússia. Segundo Trump, o conflito deixou “milhões” de mortos, mas não há um número preciso sobre o total, além de um relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) de fevereiro de 2024 que cita 10 mil óbitos.

Kamala, segundo a CNN, mentiu somente uma vez durante o debate. A vice-presidente do país afirmou que “Trump deixou o pior desemprego desde a Grande Depressão” ao deixar a presidência.

Ao contrário do que afirmou a democrata, a mais alta taxa registrada durante a gestão de Trump foi de 14,8%, maior número para o país desde 1933, quando o desemprego chegou a 25%. Quando o presidente Joe Biden assumiu o comando do país, o número havia caído para cerca de 6,4%.

Trump e seus aliados se sentem pessimistas após o debate. O senador Tom Cotton, político próximo ao ex-presidente, chegou a reclamar que os jornalistas que participaram do evento “ficaram fazendo uma tal ‘checagem de fatos’ de Trump, mas não de Kamala”.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Nova Lei institui política de atenção à saúde mental materna

    Nova Lei institui política de atenção à saúde mental materna

    Publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta terça-feira (26), a Lei nº 7.583/2024, oriunda de projeto de lei de autoria do deputado Gabriel Magno (PT), institui diretrizes para a Política de Atenção à Saúde Mental Materna.De acordo com o texto, considera-se saúde mental materna o “estado de bem-estar psíquico que permite que a mãe,…


  • Dados mostram boa saúde fiscal do DF e comprovam arrecadação em alta

    Dados mostram boa saúde fiscal do DF e comprovam arrecadação em alta

    Em audiência pública da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa, representantes da Secretaria de Economia do DF divulgaram os dados de avaliação das metas fiscais referentes ao 2º quadrimestre de 2024. Os números comprovam boa saúde fiscal do Distrito Federal e arrecadação em alta, apontando para um excesso de arrecadação ao…


  • Magela sacode o PT do DF, e incomoda os ‘cumpanhêros’

    Magela sacode o PT do DF, e incomoda os ‘cumpanhêros’

    O PT do Distrito Federal amarga um “esquecimento do eleitor” desde 2014, quando o então governador Agnelo Queiroz ficou em terceiro lugar na disputa para a reeleição. Decorridos 11 anos, a legenda tenta se erguer das cinzas, mas, em se tratando do PT, é uma tarefa difícil. Haja vista que o ex-deputado federal e um…


Os comentários estão desativados.