youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Donald Trump e Kamala Harris durante debate nesta terça (10). Foto: Getty Images

O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato à Presidência Donald Trump mentiu 33 vezes durante o debate com a democrata Kamala Harris, atual vice-presidente, na noite desta terça (10), segundo a CNN. Esse foi o primeiro confronto entre os dois candidatos e ficou marcado por diversas teorias da conspirações do republicano.

Uma das mentiras de Trump foi sobre imigrantes que estariam comendo pets na cidade de Springfield. “Eles estão comendo cachorros, estão comendo os gatos, estão comendo os animais de estimação das pessoas que vivem lá”, afirmou o ex-presidente.

A fake news surgiu de uma publicação no Facebook que citava apenas gatos e ganhou força nos últimos dias no X (ex-Twitter), às vésperas do debate. Autoridades de Springfield disseram que não há nenhuma denúncia sobre animais de estimação sendo machucados, maltratados ou sequestrados na região.

O ex-presidente ainda mentiu sobre o partido Democrata permitir a execução de bebês e apoiar a realização do aborto no nono mês de gestação e até “após o nascimento”. Ele citou uma decisão histórica, conhecida como “Roe v. Wade”, de 1973, que permitiu o direito ao aborto no país, mas não especificou um mês máximo para o procedimento.

Kamala Harris mentiu uma vez durante debate, enquanto Donald Trump fez 33 declarações falsas. Foto: Reprodução/CNN

Ele também exagerou nos números sobre vítimas da guerra entre Ucrânia e Rússia. Segundo Trump, o conflito deixou “milhões” de mortos, mas não há um número preciso sobre o total, além de um relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) de fevereiro de 2024 que cita 10 mil óbitos.

Kamala, segundo a CNN, mentiu somente uma vez durante o debate. A vice-presidente do país afirmou que “Trump deixou o pior desemprego desde a Grande Depressão” ao deixar a presidência.

Ao contrário do que afirmou a democrata, a mais alta taxa registrada durante a gestão de Trump foi de 14,8%, maior número para o país desde 1933, quando o desemprego chegou a 25%. Quando o presidente Joe Biden assumiu o comando do país, o número havia caído para cerca de 6,4%.

Trump e seus aliados se sentem pessimistas após o debate. O senador Tom Cotton, político próximo ao ex-presidente, chegou a reclamar que os jornalistas que participaram do evento “ficaram fazendo uma tal ‘checagem de fatos’ de Trump, mas não de Kamala”.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Pré-candidatura de Caiado é vista como “oportunista” e abala bolsonaristas

    Pré-candidatura de Caiado é vista como “oportunista” e abala bolsonaristas

    O anúncio da pré-candidatura de Ronaldo Caiado (União Brasil) à Presidência teria gerado irritação entre aliados de Jair Bolsonaro (PL). A decisão do governador de Goiás foi divulgada apenas quatro dias após a denúncia do ex-presidente pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por tentativa de golpe. Para bolsonaristas, o movimento foi visto como “oportunista” e uma…


  • Forças Armadas devem ficar em silêncio sobre denúncia contra golpistas até que processo seja aceito pelo STF

    Forças Armadas devem ficar em silêncio sobre denúncia contra golpistas até que processo seja aceito pelo STF

    “A situação administrativa dos militares só muda após a aceitação das denúncias”, disse um general O silêncio das Forças Armadas após a denúncia do procurador-geral da República contra os envolvidos na trama golpista que culminou nos ataques de 8 de janeiro, que envolve 23 militares,  juntamente com Jair Bolsonaro (PL), faz parte de um estratégia…


  • Concorrentes da Starlink iniciam disputa para dominar Internet via satélite no Brasil

    Concorrentes da Starlink iniciam disputa para dominar Internet via satélite no Brasil

    Empresa do bilionário Elon Musk enfrenta concorrência de empresas chinesas e do Project Kuiper, de Jeff Bezos A rede de comunicações Starlink, do bilionário Elon Musk, vem passando por um período de intensificação da concorrência no mercado de internet via satélite no Brasil. Sessa liderança tem sido desafiada por novos entrantes, como a SpaceSail –…


Os comentários estão desativados.