youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Eficácia do horário de verão dependerá de um conjunto de ações coordenadas para mitigar os impactos da crise hídrica sobre o sistema elétrico nacional

(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Após ser extinto em 2019 durante o governo Bolsonaro (PL), o horário de verão volta a ser cogitado como uma medida para enfrentar a atual crise energética no Brasil. Com a seca afetando os reservatórios e pressionando o setor elétrico, integrantes do governo do presidente Lula (PT) estão considerando o retorno do horário de verão como uma “boa alternativa” para poupar energia.

Especialistas disseram ao Metrópoles acreditar que a volta do horário de verão pode auxiliar na economia de energia, mas alertam que essa não é uma solução definitiva para a crise. Marcus Nakagawa, da ESPM, enfatiza que o horário de verão é uma medida paliativa diante das mudanças climáticas que tornam as secas cada vez mais frequentes.

Diogo Lisbona, da Fundação Getulio Vargas (FGV), também avalia que o impacto do horário de verão, caso retomado, será limitado e não trará alívio imediato nas contas de energia. Ele lembra que a atual bandeira tarifária vermelha continuará a pesar no bolso dos consumidores devido às condições adversas de geração de energia.

O horário de verão, portanto, surge como uma medida emergencial em meio a um cenário desafiador, mas sua eficácia dependerá de um conjunto de ações coordenadas para mitigar os impactos da crise hídrica sobre o sistema elétrico nacional.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Nova Lei institui política de atenção à saúde mental materna

    Nova Lei institui política de atenção à saúde mental materna

    Publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta terça-feira (26), a Lei nº 7.583/2024, oriunda de projeto de lei de autoria do deputado Gabriel Magno (PT), institui diretrizes para a Política de Atenção à Saúde Mental Materna.De acordo com o texto, considera-se saúde mental materna o “estado de bem-estar psíquico que permite que a mãe,…


  • Dados mostram boa saúde fiscal do DF e comprovam arrecadação em alta

    Dados mostram boa saúde fiscal do DF e comprovam arrecadação em alta

    Em audiência pública da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa, representantes da Secretaria de Economia do DF divulgaram os dados de avaliação das metas fiscais referentes ao 2º quadrimestre de 2024. Os números comprovam boa saúde fiscal do Distrito Federal e arrecadação em alta, apontando para um excesso de arrecadação ao…


  • Magela sacode o PT do DF, e incomoda os ‘cumpanhêros’

    Magela sacode o PT do DF, e incomoda os ‘cumpanhêros’

    O PT do Distrito Federal amarga um “esquecimento do eleitor” desde 2014, quando o então governador Agnelo Queiroz ficou em terceiro lugar na disputa para a reeleição. Decorridos 11 anos, a legenda tenta se erguer das cinzas, mas, em se tratando do PT, é uma tarefa difícil. Haja vista que o ex-deputado federal e um…


Os comentários estão desativados.