
Uma investigação da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) revelou que Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CACs) treinaram membros do Primeiro Comando da Capital (PCC) no manuseio e uso de armas de fogo de alto poder de destruição.
O objetivo do treinamento era preparar os criminosos para ataques conhecidos como “novo cangaço” ou “domínio de cidades.” Nessas ações, os criminosos usam armamento pesado e violência para assaltar bancos, caixas eletrônicos, carros-fortes e transportadoras de valores.
Segundo operações da PF e do MP de São Paulo e Bahia, os CACs têm se tornado fornecedores de armas e munições para facções criminosas do país.
Em 2019, o governo de Jair Bolsonaro (PL) flexibilizou as regras para CACs. Com as mudanças, o registro de armas aumentou de 59 mil, em 2018, para 431 mil em 2022.
Um vídeo obtido pelos promotores mostra Otávio de Magalhães, um CAC, ensinando membros do PCC, Elaine Garcia e Delvane Lacerda (vulgo Pantera), a utilizar um fuzil.
Otávio, que enfrenta acusações de porte irregular de arma de uso restrito, era responsável por comprar e vender ilegalmente armamento e munição para o PCC.
https://www.youtube.com/embed/-wEweX5Je64
Durante as investigações, os policiais encontraram um “verdadeiro arsenal bélico” na casa de Otávio, incluindo armas de fogo, munições, acessórios, pólvora e artefatos explosivos de fabricação caseira.
Na terça-feira (10), a PF e o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) deflagraram a segunda fase da Operação Baal. Durante a operação, três pessoas ligadas a ataques do “novo cangaço” foram presas.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Sem citar os EUA, Lula diz que “negociar com base na lei do mais forte é um atalho perigoso para a guerra”
Presidente reforçou a importância do BRICS como espaço de diálogo e diversidade, criticou unilateralismo e propôs reformas na governança global O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu, nesta quarta-feira (26), a primeira reunião de Sherpas da presidência brasileira do BRICS com um discurso enfático em defesa do multilateralismo e da busca por soluções construtivas…
EUA avançam em projeto de lei que pode barrar entrada de Alexandre de Moraes no país
Projeto, que conta com o apoio de parlamentares ligados à extrema direita no Brasil, foi aprovado por uma comissão da Câmara e seguirá para o plenário O Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira (26) um projeto de lei que pode impedir a entrada do ministro do Supremo Tribunal Federal…
PF pode ampliar lista de indiciados em inquérito sobre tentativa de golpe
Documentos e dispositivos eletrônicos apreendidos com Braga Netto e seu ex-assessor podem arrastar novos personagens para o caso Na reta final da análise do material coletado na Operação Contragolpe, que levou à prisão do general e ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto, a Polícia Federal avalia a possibilidade de apresentar novos indiciados no inquérito sobre…