Uma investigação da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) revelou que Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CACs) treinaram membros do Primeiro Comando da Capital (PCC) no manuseio e uso de armas de fogo de alto poder de destruição.
O objetivo do treinamento era preparar os criminosos para ataques conhecidos como “novo cangaço” ou “domínio de cidades.” Nessas ações, os criminosos usam armamento pesado e violência para assaltar bancos, caixas eletrônicos, carros-fortes e transportadoras de valores.
Segundo operações da PF e do MP de São Paulo e Bahia, os CACs têm se tornado fornecedores de armas e munições para facções criminosas do país.
Em 2019, o governo de Jair Bolsonaro (PL) flexibilizou as regras para CACs. Com as mudanças, o registro de armas aumentou de 59 mil, em 2018, para 431 mil em 2022.
Um vídeo obtido pelos promotores mostra Otávio de Magalhães, um CAC, ensinando membros do PCC, Elaine Garcia e Delvane Lacerda (vulgo Pantera), a utilizar um fuzil.
Otávio, que enfrenta acusações de porte irregular de arma de uso restrito, era responsável por comprar e vender ilegalmente armamento e munição para o PCC.
https://www.youtube.com/embed/-wEweX5Je64
Durante as investigações, os policiais encontraram um “verdadeiro arsenal bélico” na casa de Otávio, incluindo armas de fogo, munições, acessórios, pólvora e artefatos explosivos de fabricação caseira.
Na terça-feira (10), a PF e o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) deflagraram a segunda fase da Operação Baal. Durante a operação, três pessoas ligadas a ataques do “novo cangaço” foram presas.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Bolsa Família: inclusão e desenvolvimento para 54,4 milhões de brasileiros
Em dois anos, programa foi aperfeiçoado e chegou a 20,8 milhões de famílias atendidas, incluindo indígenas, quilombolas, catadores de material reciclável, em situação de rua e com crianças em situação de trabalho infantil A vigorosa rede de proteção social criada pelo governo do presidente Lula há mais de 20 anos para tirar o Brasil do…
O ataque dos “mercados”
A transgressão da razão via o aumento exponencial da Selic não deixa dúvidas, no estágio atual, sobre o seu propósito de buscar revogar a agenda programática eleita pelo povo brasileiro em 2022, e impor a agenda dos “mercados” O ano de 2024 iniciou e evoluiu em trajetória de avanço sustentável e consistente dos fundamentos da…
Tudo ou nada? Globo adota nova estratégia em novela para impedir crise de audiência
A Globo anunciou que fará uma grande reviravolta em “Mania de Você”, sua atual novela das nove, a partir do dia 2 de janeiro. A trama, que enfrenta baixa audiência desde sua estreia, terá uma passagem de um ano e um desfecho dramático para personagens centrais. Entre as mudanças, Viola (Gabz) será dada como morta…