Tribunal de Contas da União (TCU) vai apreciar as contas do presidente da República do exercício de 2023 nesta quarta, a partir das 10h
O Tribunal de Contas da União (TCU) vai analisar as contas de Lula (PT) em sessão desta quarta-feira (12/6), a partir das 10h. Os ministros vão avaliar se as contas de 2023 do presidente da República respeitaram as regras fiscais e orçamentárias, como a aplicação mínima de recursos.
Essa análise técnico-jurídica das contas do presidente da República é realizada anualmente. Serão produzidos, na sessão, dois documentos: o parecer prévio e o relatório.
No primeiro, o TCU avalia os Balanços Gerais da União (BGU) e a execução orçamentária, podendo aprovar, rejeitar as contas ou aprová-las com ressalvas.
Já o relatório apresenta uma contextualização econômica, financeira e orçamentária. O julgamento, no entanto, é feito pelo Congresso Nacional, que recebe o relatório e o parecer prévio do TCU após a apreciação no Tribunal. O relator da análise será o ministro Vital do Rêgo.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Resiliente, PT sai maior de 2024 e debate desafios rumo a 2026
- 2 anos de reconstrução: Novo PAC impulsionou o desenvolvimento, gerando novos empregos
- 2 anos de reconstrução: Lula consolida leis e ações para mulheres e crianças
- 2 anos de reconstrução: Lula restaura protagonismo internacional do Brasil
- 90% dos lojistas no DF farão promoções em janeiro, aponta pesquisa