Em reunião com ministra adjunta das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, em Pequim, presidenta PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), alinha interesses estratégicos entre países parceiros
Estreitando laços históricos: a China é hoje o maior parceiro comercial do Brasil no mundo, além de ambos integrarem o BRICS
As relações entre Brasil e China seguem se adensando. Em visita ao Ministério das Relações Exteriores do país asiático, nesta quinta-feira (11), a presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), se reuniu com a ministra adjunta chinesa, Hua Chunying, em Pequim, para deliberar acerca de colaborações estratégicas e interesses benéficos aos dois países sócios. A China é hoje o maior parceiro comercial do Brasil no mundo, além de ambos integrarem o BRICS.
”Esses interesses estratégicos implicam na construção de um multilateralismo para o mundo enfrentar os desafios, na construção de um caminho de desenvolvimento autônomo e soberano para cada um dos países, que possa fazer justiça social para nossos povos, além do tema da transição energética e do desenvolvimento sustentável para a proteção do planeta”, afirma Mônica Valente, ex-presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde de São Paulo (SindSaúde-SP), ex-vice-presidenta da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e integrante da delegação do PT na China.
Os temas serão alinhados pelas diplomacias de Brasil e China, nos ambientes apropriados, tais como o G20, o BRICS, o China-Celac e outros foros multilaterais. Os governos dos dois países sinalizaram confluência de interesses em diversas questões estratégicas. Nesse sentido, a reunião da delegação do PT com Chunying serviu também para pavimentar futuras visitas de Estado.
Confira a galeria de fotos abaixo:
”Trabalhamos com as perspectivas da vinda do ex-ministro Celso Amorim, assessor internacional do presidente Lula, no mês de maio, aqui para a China. Em junho, do vice-presidente, Geraldo Alckmin, que vai tratar do projeto da nova indústria da NIB no Brasil. E preparar também a presença do presidente Xi-Jinping, em novembro, no Rio de Janeiro, durante a Cúpula do G20″, revela Valente.
O Brasil presidirá a Cúpula de líderes do G20, em novembro, no Rio de Janeiro. São 19 membros, além da União Europeia (UE) e a União Africana (UA). O evento está previsto para os dias 18 e 19.
Com informações do PT Org
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Gleisi: “não haverá paz com impunidade para quem atentou contra a democracia. Sem anistia”
- Tribunal de Haia emite mandado de prisão contra Netanyahu por crimes de guerra e contra humanidade
- Brasileiro é racista para 59% da população, diz Datafolha
- Organização criminosa: PGR quer denunciar Bolsonaro unindo tentativa de golpe, joias e fraude em vacinas
- Chuvas intensas acendem “alerta de perigo” na maior parte do país; veja previsão