O deputado federal Rubens Otoni (PT-GO), Visitou hoje a Universidade Federal de Catalão para tratar das demandas da comunidade acadêmica.
O parlamentar fez questão de visitar pessoalmente a Universidade, depois de receber em meu escritório político a direção da Universidade e representantes do curso de Educação Física, que estão muito preocupados com o decreto 9725/19 de Bolsonaro, que extingue cargos em comissão e funções de confiança no âmbito do Poder Executivo Federal e atinge diretamente as Universidades de Catalão e de Jataí.
Com a desculpa de ‘enxugar o sistema público’, o decreto determina a extinção de todas as funções gratificadas em cinco universidades federais, entre elas a Universidade Federal de Catalão, o que na prática pode inviabilizar o funcionamento destas instituições. Afirmou Otoni.
O deputado foi um dos articuladores para viabilizar a aprovação do projeto de lei do governo federal que criou a Universidade Federal de Catalão – UFCAT, a partir do desmembramento do campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) instalado em Catalão desde 1983.
Rubens Otoni também foi relator do projeto e defendo que o desmembramento fortalece o trabalho desenvolvido pela universidade do nosso estado. Esse desmembramento cria as condições necessárias para melhor atendimento da nossa comunidade universitária, por isso é importante estarmos atentos para evitar que os cortes inviabilizem a Universidade.