Ao todo, estima-se que empreendimento da multinacional Stellantis em Minas Gerais conceda oportunidades a 1,9 mil novos trabalhadores do país

O presidente Lula foi recebido com festa pelos funcionários da Stellantis

presidente Lula visitou, nesta terça-feira (11), o Polo Stellantis de Betim, em Minas Gerais, para participar da inauguração do novo centro de desenvolvimento de tecnologia híbrida do conglomerado automotivo, conforme as diretrizes da transição ecológica levada a cabo pelo governo federal. Na América Latina, essa é a maior estrutura voltada à produção de motores de alta eficiência e de recursos elétricos de baixa e alta voltagem para veículos de última geração.

Além de Lula, participaram da cerimônia em Betim a primeira-dama, Janja Lula da Silva; o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo; além de executivos e trabalhadores da Stellantis e de autoridades locais.

Antes de iniciar o discurso, Lula foi ovacionado pelos funcionários da multinacional. Ele fez questão de exaltar as mulheres da Stellantis e agradeceu a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que finalmente resolveu comparecer a uma cerimônia do governo federal no estado.

Dirigindo-se ao bolsonarista Zema, o presidente comparou o Produto Interno Bruto (PIB) do país nos últimos dois anos com o desempenho econômico do governo Jair Bolsonaro em quatro. “Precisou entrar aqui um cara de sorte para que a economia voltasse a crescer”, disparou Lula.

“Ela não crescia, há quanto tempo?, o Zema não lembra quanto tempo essa economia não crescia 3%. Nem você, nenhum economista lembra quanto tempo essa economia não crescia 3%”, repetiu, antes de agradecer à equipe de ministros pelo PIB acima das expectativas do mercado e de contabilizar, em números, o estrago feito pelo governo Bolsonaro na indústria automotiva nacional.

“O Brasil pode crescer ainda mais”

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região, Alex Santos Custódio, defendeu as políticas econômicas do governo Lula e reconheceu a importância dos investimentos da Stellantis em Minas Gerais. Custódio argumentou, contudo, que “a gente tem visto o país crescer muito, mas poderia crescer ainda mais”, na percepção dos trabalhadores, se houvesse “empatia” por parte das classes dominantes.

“No ano passado, por exemplo, nós tivemos o crescimento do PIB em 3,4%, maior do que os Estados Unidos, Alemanha, França, creio que maior que todos os países do G7, por exemplo. A indústria cresceu 3,3%, no ano passado. E para além de tudo isso, hoje nós temos a menor taxa de desemprego da história”, enumerou, sob os aplausos dos presentes.

Nesta terça, a Stellantis anunciou também a contratação de novos engenheiros e funcionários, já que o centro de tecnologia flex recém-inaugurado em Betim vai ampliar a capacidade produtiva da empresa.

Resgate da indústria automotiva

Com sede em Amsterdã, nos Países Baixos, a Stellantis é um conglomerado automotivo multinacional composto pela ítalo-estadunidense Fiat Chrysler Automobiles e pela francesa PSA Group. Está presente em mais de 130 países.

A multinacional projeta, fabrica e vende veículos de 15 marcas: Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall e, mais recentemente, Leapmotor.

Em agosto de 2024, a Stellantis atingiu recorde de produção na América do Sul: quase 89 mil veículos. Na comparação entre 2022 e 2023, primeiro ano do governo Lula 3, as entregas consolidadas do conglomerado saltaram 7%.

Com informações do PT Org

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Histórias de dedicação na rede pública de ensino marcam Dia do Educador Social Voluntário

    Histórias de dedicação na rede pública de ensino marcam Dia do Educador Social Voluntário

    Servidoras que atuam ou atuaram como voluntárias falam do impacto do trabalho dentro e fora da sala de aula Uma educação de qualidade é construída em regime colaborativo. Na rede pública de ensino do Distrito Federal, os Educadores Sociais Voluntários (ESV) são parte essencial dessa construção e fazem a diferença no atendimento dos estudantes. Estabelecido…


  • Governador Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo em 2 de maio no Distrito Federal

    Governador Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo em 2 de maio no Distrito Federal

    Medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial nesta sexta-feira (25) O governador Ibaneis Rocha determinou, nesta sexta-feira (25), que o dia 2 de maio será ponto facultativo no âmbito da administração pública direta e indireta do Distrito Federal. A data, uma sexta-feira, vem logo após o feriado do 1º de maio (quinta-feira). O…


  • Governo Lula promove inclusão digital em território quilombola na Bahia

    Governo Lula promove inclusão digital em território quilombola na Bahia

    Programa Computadores para a Inclusão doa notebooks e antena para criação de laboratório de informática em Pitanga dos Palmares, em Simões Filho Para fortalecer a inclusão digital em um dos mais emblemáticos territórios quilombolas do Brasil, o Ministério das Comunicações doou neste domingo (27), oito computadores e uma antena Gesac à comunidade Pitanga dos Palmares,…


Os comentários estão desativados.