youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Documento busca orientar prefeitas e prefeitos no processo de implantação de novas instituições voltadas para as mulheres nas cidades

Documento foi elaborado com base em escutas feitas pelo Ministério junto a gestoras públicas e contando com a colaboração de mulheres do movimento social

Com o objetivo de auxiliar as prefeituras na criação de Secretarias Municipais de Políticas para as Mulheres (SPMs), o Ministério das Mulheres lançou o Guia para Criação e Implementação de Secretarias de Políticas para as Mulheres.  A publicação será divulgada no âmbito do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, que acontece de 11 a 13 de fevereiro em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Já na quarta-feira (12), a pasta realiza o Encontro Nacional de Prefeitas, Vice-Prefeitas e Gestoras Municipais, com uma programação exclusiva voltada às políticas para as mulheres.

A secretária Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política (Senatp), Fátima Cleide, pontuou que esta edição do guia – publicado originalmente em 2016 – tem a pretensão de ser um mecanismo orientador no processo de criação e fortalecimento de novas instituições. 

“A criação de SPMs na estrutura administrativa estadual, distrital e municipal continua sendo primordial para fazer chegar ao cotidiano das mulheres as ações do poder público. A presença destas secretarias permite a melhor condução de demandas específicas, facilitando o alcance de resultados mais concretos para o alcance da equidade entre mulheres e homens, garantindo a ampliação dos direitos e das conquistas sociais, econômicas e políticas para as mulheres brasileiras”, considerou a secretária.

De acordo com o MMulheres, o material traz um modelo de lei e orientações para estruturar políticas públicas que garantam mais direitos, proteção e oportunidades para as mulheres em cada cidade. 

Ter uma SPM na estrutura administrativa é importante, pois facilita a implementação de ações para a autonomia econômica, enfrentamento à violência, saúde e participação política das mulheres. Além disso, com secretarias atuantes, as políticas públicas chegam de forma mais eficaz à vida das mulheres. 

O documento foi elaborado com base em escutas feitas pelo Ministério junto a gestoras públicas e contando com a colaboração de mulheres do movimento social, e busca contribuir com a superação de uma lacuna existente no âmbito governamental, que são as SPMs. 

“Para se ter ideia do problema, em 2023 foram registradas somente 258 Secretarias de Políticas para as Mulheres, em um país com 5.570 municípios. Em 2024, intervalo de apenas um ano, este número cresceu para 1.045 Secretarias. No Brasil, muitas políticas públicas em vigor se constituíram a partir do reconhecimento, pelo Estado, da existência de um processo de exclusão e discriminação que historicamente impôs a determinados grupos sociais, entre os quais o de mulheres, o distanciamento aos direitos e à cidadania.”, afirma trecho do Guia. 

Com informações do PT Org

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Ibaneis revoga decreto e cria Comitê de Planejamento da Saúde do DF

    Ibaneis revoga decreto e cria Comitê de Planejamento da Saúde do DF

    O governador do DF, Ibaneis Rocha, assinou novo decreto que revoga o anterior e cria grupo orientador da gestão da saúde O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assinou o decreto que cria o Comitê de Planejamento da Saúde do DF, nesta quarta-feira (12/2). O grupo substitui o Comitê Gestor de Saúde, instituído na última sexta-feira (7/2). Ibaneis…


  • Comissão aprova projeto que obriga BETs a oferecer apoio psicológico a jogadores compulsivos

    Comissão aprova projeto que obriga BETs a oferecer apoio psicológico a jogadores compulsivos

    Matérias relacionadas aos direitos de pessoas com deficiência, ao empreendedorismo e à defesa do meio ambiente também receberam aval do colegiado A Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT) aprovou, nesta terça-feira (11), o projeto de lei nº 1338/2024, de autoria do deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil). A proposta determina que…


  • Crimes por discriminação religiosa terão investigações padronizadas no Distrito Federal

    Crimes por discriminação religiosa terão investigações padronizadas no Distrito Federal

    PCDF lança, nesta quarta (12), o primeiro Procedimento Operacional Padrão (POP) do Brasil voltado à diversidade religiosa A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa, por Orientação Sexual, ou contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin), lança, nesta quarta-feira (12), o Procedimento…


Os comentários estão desativados.