Na abertura do encontro de prefeitos e prefeitas, em Brasília, presidente destrinchou programas do governo, como o PAC Seleções: “oportunidade democrática”

“É preciso que haja um compartilhamento das coisas entre o governo federal e o governo municipal”, afirmou Lula no encontro

O presidente Lula participou, nesta terça-feira passada (11), da solenidade de abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O objetivo do evento de três dias (11 a 13 de fevereiro) é aproximar os gestores municipais dos programas do governo federal, fortalecer o pacto federativo e estimular a adoção de políticas públicas inclusivas, inovadoras e sustentáveis.

Acompanhado de membros do governo e dos novos presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, Lula se dirigiu aos prefeitos do país em tom de cooperação. O petista pregou civilidade no processo democrático e defendeu investimentos públicos aos municípios brasileiros. “Não há estado rico com cidade pobre. E não há cidade rica com estado pobre […] É preciso que haja um compartilhamento das coisas entre o governo federal e o governo municipal”, resumiu.

O presidente mencionou o PAC Seleções, que elege os melhores e mais essenciais projetos elaborados pelas prefeituras, independentemente da orientação ideológica do mandatário. Lula chamou de “oportunidade democrática” a adesão ao programa do governo. “É assim que a gente vai ensinar civilidade nesse país”, afirmou. “Enquanto eu for presidente da República, nenhum prefeito e nenhuma prefeita será discriminado por não ser do meu partido”, garantiu, antes de lembrar que todos foram eleitos pelo povo.

Educação básica

Lula fez questão de enfatizar a importância dada por seu governo à educação básica nos municípios. Ele elogiou o programa Pé-de-Meia, criado pelo Ministério da Educação (MEC) no intuito de enfrentar a evasão no ensino médio, e os esforços da pasta para que, até 2030, 80% das crianças brasileiras sejam alfabetizadas na idade certa. Aos prefeitos, o presidente pediu colaboração na implementação da Escola em Tempo Integral.

“É o que vai resolver o problema da educação básica nesse país. Para garantir às nossas crianças que elas possam ficar o dia inteiro na escola, inclusive, não apenas para ela aprender mais, mas para dar liberdade ao pai e à mãe de poder fazer outra coisa, de ter outra atividade, porque sabe que seu filho está garantido em uma escola de tempo integral”, argumentou.

“Nós criamos o programa Pé-de-Meia e, certamente, na cidade de cada um de vocês, tem um adolescente usufruindo. E sabe por que nós criamos o programa Pé-de-Meia? Porque o IBGE constatou que 480 mil adolescentes deixam a escola todo ano para ajudar no orçamento familiar”, prosseguiu o presidente.

Lula também destacou a valorização da carreira dos professores como forma de desenvolver o Brasil.

Mais Médicos

Sobre a saúde pública, Lula falou da restauração do programa Mais Médicos e disse que “são os prefeitos que sabem a importância de um médico, apenas um na cidade, o milagre que ele faz”. “É por isso que nós já estamos com quase 28 mil médicos espalhados por esse país afora”, comemorou.

“Porque se nas capitais tem excesso de médico, no interior, muitas vezes, não tem um enfermeiro. E nós fazemos isso porque vocês foram eleitos e o povo precisa ser tratado com respeito”, acrescentou o presidente.

Com informações do PT Org

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Eduardo Bolsonaro parte para cima de Hugo Motta: ‘fala sobre anistia como esquerdista do Psol’

    Eduardo Bolsonaro parte para cima de Hugo Motta: ‘fala sobre anistia como esquerdista do Psol’

    Deputado licenciado diz que presidente da Câmara mudou de posição após jantar com ministro do STF e estaria sendo ameaçado para barrar projeto 247 – O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou nesta sexta-feira (4) que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), ”tem falado igual a um esquerdista do Psol” sobre o…


  • Inflação de alimentos que tiveram imposto zerado desacelera em março

    Inflação de alimentos que tiveram imposto zerado desacelera em março

    A inflação de produtos que tiveram isenção de tarifa desacelerou de 2,44% para 0.70% ao longo do mês 247 – A inflação dos alimentos que tiveram imposto zerado pelo governo Lula (PT) desacelerou de 2,44% para 0,70% ao longo de março, informa a jornalista Miriam Leitão, do jornal O Globo. O levantamento, feito pelo economista André Braz, do…


  • Forças Armadas: veja qual será salário das primeiras mulheres soldados

    Forças Armadas: veja qual será salário das primeiras mulheres soldados

    Ao todo, 35 jovens mulheres já participaram da seleção para o serviço militar inicial e serão incorporadas às Forças Armadas em 2026 As 35 jovens mulheres que já participaram da seleção para o serviço militar inicial serão incorporadas às Forças Armadas em 2026. As soldados passarão a receber um soldo inicial de R$ 1.177 em…


Os comentários estão desativados.