O governador Ibaneis Rocha (MDB) revogou o decreto que criou o Comitê Gestor de Saúde do DF e instituiu um grupo orientador
A secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio, vai presidir o Comitê de Planejamento da Saúde do DF. A médica está na chefia da pasta desde junho de 2022 e passará, também, a ser responsável pelo grupo que orientará as ações da rede de saúde pública da capital do país.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) revogou o decreto que criou o Comitê Gestor de Saúde do DF – que era presidido pela Secretaria de Economia – e reformulou o grupo, com novo nome, presidente e atribuição.
“Ouvimos os deputados, sentamos na mesa de negociação e acatamos as sugestões, o que mais uma vez mostra que sempre estou aberto ao diálogo. Mantivemos a ideia central, que é criar uma nova forma de gerir a saúde e dar mais resultados à população”, afirmou Ibaneis.
![](https://fly.metroimg.com/upload/q_85,w_600/https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2023/05/08181938/Lucilene-Florencio-2.jpg)
O Comitê de Planejamento da Saúde do DF terá “função de coletar informações, identificar fragilidades e subsidiar a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, nas ações de curto, médio e longo prazo correlatas à organização e à elaboração de planos e políticas públicas voltados à promoção, prevenção e assistência à saúde”.Play Video
Trata-se de um grupo orientador e não gestor, como era o primeiro, de acordo com fontes palacianas. As mudanças foram feitas pelo Palácio do Buriti após questionamentos de deputados distritais, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e de outros órgãos.
Compõem o Comitê de Planejamento da Saúde do Distrito Federal:
- três membros da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal;
- um membro da Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal;
- um membro da Casa Civil do Distrito Federal;
- um membro do Conselho de Saúde do Distrito Federal.
Também vão integrar o grupo, como membros consultivos: dois indicados do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF); um do Instituto de Cardiologia e Transplante do Distrito Federal (ICT); e um do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). O comitê terá 13 membros executivos, que ocuparão cargos comissionados.
Compete ao Comitê de Planejamento da Saúde do Distrito Federal orientar:
- políticas públicas de urgência em saúde, para o atendimento dos objetivos centrais da promoção, prevenção e assistência à saúde;
- estudos que visem nortear a elaboração de políticas públicas de urgência no âmbito da saúde, com a colaboração de outros órgãos e entidades do Distrito Federal, quando necessário;
- ações distritais que contribuam com os objetivos centrais e as atividades correlatas à organização e elaboração de planos e políticas públicas de urgência em saúde voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Gilmar Mendes suspende inquérito que investiga ex-governador de Goiás Marconi Perillo
- Após negociação com governo e Congresso, relator do caso no TCU vota pela retomada do Pé-de-meia
- Ibaneis revoga decreto e cria Comitê de Planejamento da Saúde do DF
- Comissão aprova projeto que obriga BETs a oferecer apoio psicológico a jogadores compulsivos
- Crimes por discriminação religiosa terão investigações padronizadas no Distrito Federal