A possibilidade de uma condenação por crimes como tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado democrático de Direito e associação criminosa poderia deixar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível por mais de três décadas.
Embora ainda não tenha sido indiciado por esses delitos, as investigações levaram a Polícia Federal a realizar uma operação que mirou seus aliados na última quinta-feira (8).
O ex-presidente já foi condenado pelo TSE por ataques e mentiras sobre o sistema eleitoral e enfrenta diversas outras investigações no STF, o que o torna inelegível até pelo menos 2030. Se condenado às penas máximas pelos crimes mencionados, Bolsonaro poderia ficar inelegível por até 23 anos.
Além disso, Fernando Neisser, advogado e professor de direito eleitoral da FGV (Fundação Getúlio Vargas) de São Paulo, aponta que a Lei da Ficha Limpa poderia ampliar esse período de inelegibilidade para até oito anos após o cumprimento da pena.
Atualmente com 68 anos, Bolsonaro poderia enfrentar a inelegibilidade até 2056, caso fosse condenado em definitivo e nessas condições em 2025, por exemplo, quando teria 100 anos de idade.
Apesar de os crimes de tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado democrático de Direito não estarem expressamente previstos na Lei da Ficha Limpa, Neisser sugere que uma interpretação jurídica poderia incluí-los também.
A PF atribui a Bolsonaro a suposta elaboração de um decreto para formalizar ações golpistas e impedir a posse do presidente Lula. Embora não tenha sido incluído formalmente em nenhuma das organizações criminosas identificadas pela PF, Bolsonaro continua sob investigação.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.