youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


“Será uma honra receber o presidente Biden em Brasília para continuar essas conversas essenciais com o governo brasileiro”, disse ela

Elizabeth Bagley (Foto: Reprodução)

O Brasil, definitivamente, voltou a ser um protagonista global, após o êxito incontestável da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao presidente estadunidense Joe Biden, na Casa Branca, em contraste absoluto com o período Temer/Bolsonaro, em que o Brasil foi pária internacional.

Neste sábado, a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Bagley, anunciou que Biden aceitou o convite de Lula e virá ao Brasil. “Será uma honra receber o presidente Biden em Brasília para continuar essas conversas essenciais com o governo brasileiro”, disse ela. Confira:


Embaixadora dos EUA Elizabeth Frawley Bagley

@USAmbBR

Seguir

Há muito mais por vir após este 1º encontro e estou entusiasmada pelo o que vem por aí! @POTUS aceitou o convite de @LulaOficial para visitar o Brasil. Será uma honra receber o presidente Biden em Brasília para continuar essas c8onversas essenciais com o governo brasileiro.

Leia, abaixo, o comunicado conjunto Brasil-Estados Unidos:

Hoje, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da República Federativa do Brasil, e o Presidente Joseph R. Biden Jr., dos Estados Unidos, encontraram-se em Washington, D.C. Durante o encontro, os dois líderes reafirmaram a natureza vital e duradoura da relação Brasil-EUA e ressaltaram que o fortalecimento da democracia, a promoção do respeito aos direitos humanos e o enfrentamento da crise do clima figuram no centro de sua agenda comum.

Como líderes das duas maiores democracias das Américas, o Presidente Lula e o Presidente Biden comprometeram-se a trabalhar juntos para fortalecer as instituições democráticas e saudaram a segunda Cúpula pela Democracia, a realizar-se em março de 2023. Ambos os líderes notaram que continuam a rejeitar o extremismo e a violência na política, condenaram o discurso de ódio e reafirmaram sua intenção de construir resiliência da sociedade à desinformação e concordaram em trabalhar juntos nesses assuntos. Discutiram os objetivos compartilhados de fazer avançar a agenda dos direitos humanos por meio da cooperação e da coordenação em questões tais como inclusão social e direitos trabalhistas, igualdade de gênero, equidade e justiça raciais, e proteção dos direitos das pessoas LGBTQI+. Também assumiram o compromisso de revitalizar o Plano de Ação Conjunta Brasil-EUA para a Eliminação da Discriminação Étnico-Racial e Promoção da Igualdade, para benefício mútuo de comunidades raciais, étnicas e indígenas marginalizadas, incluindo pessoas de ascendência africana, em ambos os países.

Os dois líderes também examinaram ampla gama de questões globais e regionais de interesse mútuo. Ambos os presidentes lamentaram a violação da integridade territorial da Ucrânia pela Rússia e a anexação de partes de seu território como violações flagrantes do direito internacional e conclamaram uma paz justa e duradoura. Os líderes expressaram preocupação com os efeitos globais do conflito na segurança energética e alimentar, especialmente nas regiões mais pobres do planeta e externaram apoio ao funcionamento pleno da Iniciativa de Grãos do Mar Negro. Os Presidentes Lula e Biden tencionam fortalecer a cooperação em instituições multilaterais, inclusive no contexto da vindoura presidência brasileira do G20. Os dois líderes expressaram a intenção de trabalhar juntos para uma reforma significativa do Conselho de Segurança das Nações Unidas, como a expansão do órgão para incluir assentos permanentes para países na África e na América Latina e Caribe, de modo a torná-lo mais representativo dos membros da ONU e aperfeiçoar sua capacidade de responder mais efetivamente às questões mais prementes relacionadas à paz e à segurança globais.  

O Presidente Lula convidou o Presidente Biden a visitar o Brasil, e o Presidente Biden aceitou o convite. Os dois líderes comprometeram-se a ampliar seu diálogo e buscar cooperação mais profunda em preparação para a celebração do bicentenário das relações diplomáticas Brasil-EUA em 2024.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

jornaltaguacei.com.br

ceilandiaemalerta.com.br