A Assembleia Legislativa do Ceará realiza sessão solene para comemorar os 43 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT). A solenidade será no dia 10/02 (sexta-feira), às 14h, no Plenário 13 de Maio.
De acordo com o deputado De Assis Diniz (PT), autor do requerimento, no
dia 10 de fevereiro de 1980, em uma reunião realizada no Colégio Sion, em São Paulo (SP), surgiu o Partido dos Trabalhadores (PT), como uma esperança de mudança social para resgatar a democracia no Brasil. Lula era um dos principais líderes, junto com figuras como Jacó Bittar e Olívio Dutra. “O PT nasceu para combater o detestável regime da ditadura militar, que durante 21 anos, assassinou, torturou, sequestrou e oprimiu o povo brasileiro”, afirma o parlamentar.
De Assis Diniz acrescenta que o Partido dos Trabalhadores, já nos seus primeiros documentos, forjados nas discussões por núcleos de militantes organizados, reivindicando mais empregos, habitação, educação, saúde, reforma agrária, fim da carestia e outros avanços sociais, enfatizava a importância da política na construção de uma nova sociedade mais justa e igualitária.
Durante a solenidade, serão homenageados com a entrega de certificados personagens históricos do PT, como o professor Roberto Smith, do mestrado em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará (UFC); Antônio Faustino Rodrigues (PT Campos Sales) e Francisca Alves Sales (PT de Itapajé), ambos “in memorian”; o governador do Ceará, Elmano de Freitas; os senadores Camilo Santana, Augusta Brito e Janaína Farias; e os deputados federais Luizianne Lins, José Guimarães e José Airton Cirilo.
Edição: Lusiana Freire
Siga nossas redes sociais