No dia 01 de Janeiro, Leonardo Rabello irá assumir o cargo como novo presidente da Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB) da subseção em Ceilândia, e nos concedeu uma entrevista exclusiva para o Jornal TaguaCei e Ceilândia em Alerta.
História
“Nossa equipe tem 12 anos de advocacia aqui em Ceilândia, graças a Deus a gente têm feito um bom trabalho, trabalhando com ética, lealdade e com carisma, a gente consegue vencer em tudo na vida. E nós fomos eleitos pela maioria da advocacia ceilandense para exercer esse papel de resgate, de independência, autonomia e renovação da Ordem dos Advogados do Brasil na subseção de Ceilândia, e para isso nós contamos com uma equipe muito boa como a Dra. Otanilda que é nossa vice, o Dr. Gustavo Surrete que é o nosso tesoureiro, Dra. Anelise Justo que vai ser nossa secretária geral e o Dr. Thiago Rodrigues nosso secretário geral adjunto. É uma equipe formada exclusivamente por advogados de Ceilândia, todos nascidos e criados aqui.
Eu não nasci aqui, mas a minha vida profissional começou em Ceilândia, somos uma chapa genuinamente ceilandense. Vamos trabalhar exclusivamente aqui em Ceilândia, juntos com os advogados daqui.
A ordem vai estar de portas abertas para a advocacia ceilandense, e também para a sociedade civil.”
Reconhecimento da OAB de Ceilândia
“Infelizmente, os órgãos do governo na cidade de Ceilândia – polícia militar, administração, conselho de saúde, etc – ainda desconhecem que em Ceilândia tem uma subseção da OAB do Distrito Federal.
Nós vamos mudar isso em primeiro lugar, vamos abrir as portas da ordem para a advocacia ceilandense, que hoje está necessitando muito.
A OAB tem que caminhar junto a sociedade civil junto aos outros órgãos de estado, ser parceira nos bons projetos e ter independência pra poder apontar os erros, e é assim que vamos assumir a partir de janeiro, e fazer um bom papel no próximo triênio.”
Solenidade de Posse
“Nós contaremos com uma solenidade de posse da sede da OAB do Distrito Federal, localizada na 516 norte e não vamos ter uma confraternização, vai ser somente essa solenidade de posse que é onde participam todos(as) advogados(as) eleitos para esses cargos, e também algumas autoridades. Creio eu que vá comparecer o governador eleito, caso já esteja empossado, como historicamente o governador sempre aparece. Mas como a posse será no mesmo dia da posse de governador e presidência, não sei se estará presente.”
Propostas
“Eu costumo dizer o seguinte, a gente tem que criticar onde tem que ser criticado, cobrar o que precisa ser cobrado, e elogiar onde tem que ser elogiado.
Como eu disse, estou há 12 anos na Ceilândia e o atendimento aos jurisdicionados no Fórum de Ceilândia é bom, não é excelente, não está em uma qualidade padrão ISO9000, mas é muito boa.
Em relação aos estacionamentos, isso é um problema que a advocacia ceilandense enfrenta há muitos anos.
Hoje nos dispomos de um estacionamento junto ao fórum, muito pequeno, não atende a quantidade de advogados que aqui militam.
Temos um outro estacionamento na área externa que é próximo ao fórum e de frente ao shopping popular que ele tá bem precário, o piso de brita, muito mato, quando tá chovendo os advogados não conseguem ter comodidade, se molham, ou quando tá muito seco se empoeiram e além de terem que dar a volta no fórum quase todo pra poder adentrá-lo.
Então, foi uma das nossas propostas de campanha, a reforma desses estacionamentos, e a viabilização de um novo acesso do fórum pela lateral esquerda, mais próximo ao estacionamento.
E nós vamos trabalhar nisso, até então, todos os pleitos que nós trouxemos à diretoria do fórum de Ceilândia, fomos atendidos e acreditamos que esses também serão atendidos na nossa próxima gestão.”
Ética
“Nós temos o nosso código de ética, que é seguido por todos os advogados. A sociedade civil, os clientes que se sentirem prejudicados por uma conduta anti ética que infrinja nosso código de ética, podem e devem procurar a OAB de Ceilândia para que a gente possa fazer o que tiver que ser feito. Instaurar o procedimento com o devido processo legal, com a investigação, sendo apurado que o colega incorreu em alguma infração que vai contra o nosso estatuto, ele vai sofrer as sanções.
Nós temos em Taguatinga, a 10ª turma do tribunal de ética da disciplina, o que viabiliza esse tipo de trabalho, e a gente conclama aos clientes, a sociedade, que se sentindo prejudicados podem procurar a OAB Ceilândia, que nós vamos fazer esse trabalho também de conscientização dos colegas mas também de fiscalização e última instância de punição, que é o que determina a lei, que vamos cumpri-la e fazer da melhor maneira possível.”
Rabello se coloca a disposição da sociedade ceilandense, e está preparado para assumir a presidência da OAB de Ceilândia: “Nós colocamos o nosso nome à disposição, porque nós entendemos que a OAB ela precisa ocupar seu papel de destaque na sociedade civil e voltar a ser a casa dos advogados.
Então eu tenho consciência que o serviço vai ser grande, que o trabalho vai ser imenso, mas estamos as ordens da advocacia e da sociedade ceilandense pra poder cumprir nosso papel.”
Veja a entrevista abaixo
Siga nossas redes sociais Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: http://jornaltaguacei.com.br/
Página noFacebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Página noFacebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Página pessoal: https://www.facebook.com/jeova.rodriguesneves.5
Página pessoal: https://www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/jeovarodriguespt13