youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

O ex-juiz e senador Sergio Moro (União-PR). Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O ex-juiz e senador Sergio Moro (União-PR) atacou o Supremo Tribunal Federal (STF) e defendeu o pacote de PECs (Propostas de Emenda à Constituição) contra a Corte. Em post no X (ex-Twitter), ele reclamou de quem chama a medida que limita decisões individuais de ministros, a PEC 8/2021, de “radical”.

“Conversa fiada de vários jornais ao qualificarem a PEC 8/2021 como radical. Extremismo é admitir que um ministro do STF não eleito possa suspender sozinho e indefinidamente lei aprovada por 513 deputados, 81 senadores e ainda sancionada pelo presidente da República”, afirmou o senador.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, presidida pela deputada federal bolsonarista Caroline de Toni (PL-SC), aprovou na última quarta (9) uma PEC que proíbe decisões individuais  de ministros do Supremo que suspendam a eficácia de leis e atos dos presidentes das Casas Legislativas.

No mesmo dia, o colegiado aprovou outra proposta, que permite suspender decisões do Supremo caso seja considerado que ministros ultrapassaram o exercício de suas funções jurisdicionais. Para que as determinações sejam sustadas, serão necessários votos favoráveis de dois terços da Câmara e do Senado Federal.

As PECs são uma iniciativa do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, que tem a maior bancada na Câmara e vem usando os temas para barganhar o apoio a um candidato à presidência da Casa. As medidas também fazem parte de um aceno a eleitores bolsonaristas.

A oposição tem criticado as propostas e a deputada federal Érika Kokay (PT-DF) afirmou que elas fazem parte de um “pacote anti-Supremo”. A oposição, no entanto, afirma que as PECs são uma forma de “zelar pela competência legislativa” da Câmara e do Senado.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • PF irá indiciar Bolsonaro, Braga Netto e Heleno por tentativa de golpe de estado nesta semana

    PF irá indiciar Bolsonaro, Braga Netto e Heleno por tentativa de golpe de estado nesta semana

    Relatório final de investigação deve ser apresentado ao STF ainda nesta semana A Polícia Federal (PF) irá finalizar nesta semana o inquérito que investiga os atos golpistas de 8 de janeiro. O documento tem mais de 700 páginas e será enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O relatório final deverá indiciar…


  • Ministro Gilmar Mendes vai receber Título de Cidadão Honorário de Brasília

    Ministro Gilmar Mendes vai receber Título de Cidadão Honorário de Brasília

    O deputado distrital Ricardo Vale (PT), vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal anunciou a concessão de título de Cidadão Honorário de Brasília ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. A cerimônia de entrega da honraria será no dia 2 de dezembro, às 10 horas da manhã, no plenário da CLDF. De acordo com…


  • Visita de Xi Jinping a Brasília altera trânsito na Esplanada. Confira

    Visita de Xi Jinping a Brasília altera trânsito na Esplanada. Confira

    Trânsito ficará fechado durante 24 horas em pontos estratégicos da Esplanada. Presidente chinês chega a Brasília nesta quarta-feira (20/11) A chegada do presidente chinês Xi Jinping ao Distrito Federal mobilizou as forças de segurança pública a reforçarem a segurança na capital. Xi Jinping desembarcou em Brasília nesta terça-feira (19/11) para participar de reuniões bilaterais com o…


Os comentários estão desativados.