O ex-juiz e senador Sergio Moro (União-PR) atacou o Supremo Tribunal Federal (STF) e defendeu o pacote de PECs (Propostas de Emenda à Constituição) contra a Corte. Em post no X (ex-Twitter), ele reclamou de quem chama a medida que limita decisões individuais de ministros, a PEC 8/2021, de “radical”.
“Conversa fiada de vários jornais ao qualificarem a PEC 8/2021 como radical. Extremismo é admitir que um ministro do STF não eleito possa suspender sozinho e indefinidamente lei aprovada por 513 deputados, 81 senadores e ainda sancionada pelo presidente da República”, afirmou o senador.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, presidida pela deputada federal bolsonarista Caroline de Toni (PL-SC), aprovou na última quarta (9) uma PEC que proíbe decisões individuais de ministros do Supremo que suspendam a eficácia de leis e atos dos presidentes das Casas Legislativas.
No mesmo dia, o colegiado aprovou outra proposta, que permite suspender decisões do Supremo caso seja considerado que ministros ultrapassaram o exercício de suas funções jurisdicionais. Para que as determinações sejam sustadas, serão necessários votos favoráveis de dois terços da Câmara e do Senado Federal.
As PECs são uma iniciativa do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, que tem a maior bancada na Câmara e vem usando os temas para barganhar o apoio a um candidato à presidência da Casa. As medidas também fazem parte de um aceno a eleitores bolsonaristas.
A oposição tem criticado as propostas e a deputada federal Érika Kokay (PT-DF) afirmou que elas fazem parte de um “pacote anti-Supremo”. A oposição, no entanto, afirma que as PECs são uma forma de “zelar pela competência legislativa” da Câmara e do Senado.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Aliado de Malafaia será o próximo líder do PL na Câmara
PL de Jair Bolsonaro terá como líder na Câmara em 2025 um deputado que é aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia O PL de Jair Bolsonaro já definiu quem será o novo líder do partido na Câmara em 2025. O escolhido foi o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia. A troca na…
Reabertura da Sala Martins Pena emociona público brasiliense
O espaço está na memória afetiva dos frequentadores, que destacam a importância da volta do complexo cultural, que ficou fechado por mais de dez anos Símbolo da cultura e do turismo do Distrito Federal, o Teatro Nacional Claudio Santoro está na memória de muitos brasilienses. Entre 1966 – quando o complexo cultural foi inaugurado –…
Lula celebra avanço econômico e reforça compromisso com melhorias sociais
Presidente destaca crescimento acima das projeções e reforça disposição para levar os ganhos para a população. 247 – Em evento de confraternização de fim de ano no Palácio da Alvorada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o desempenho econômico do Brasil e reafirmou seu compromisso em promover uma nação mais justa socialmente. A matéria…