
O ex-juiz e senador Sergio Moro (União-PR) atacou o Supremo Tribunal Federal (STF) e defendeu o pacote de PECs (Propostas de Emenda à Constituição) contra a Corte. Em post no X (ex-Twitter), ele reclamou de quem chama a medida que limita decisões individuais de ministros, a PEC 8/2021, de “radical”.
“Conversa fiada de vários jornais ao qualificarem a PEC 8/2021 como radical. Extremismo é admitir que um ministro do STF não eleito possa suspender sozinho e indefinidamente lei aprovada por 513 deputados, 81 senadores e ainda sancionada pelo presidente da República”, afirmou o senador.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, presidida pela deputada federal bolsonarista Caroline de Toni (PL-SC), aprovou na última quarta (9) uma PEC que proíbe decisões individuais de ministros do Supremo que suspendam a eficácia de leis e atos dos presidentes das Casas Legislativas.
No mesmo dia, o colegiado aprovou outra proposta, que permite suspender decisões do Supremo caso seja considerado que ministros ultrapassaram o exercício de suas funções jurisdicionais. Para que as determinações sejam sustadas, serão necessários votos favoráveis de dois terços da Câmara e do Senado Federal.
As PECs são uma iniciativa do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, que tem a maior bancada na Câmara e vem usando os temas para barganhar o apoio a um candidato à presidência da Casa. As medidas também fazem parte de um aceno a eleitores bolsonaristas.
A oposição tem criticado as propostas e a deputada federal Érika Kokay (PT-DF) afirmou que elas fazem parte de um “pacote anti-Supremo”. A oposição, no entanto, afirma que as PECs são uma forma de “zelar pela competência legislativa” da Câmara e do Senado.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Atenção, contribuinte: IPVA e licenciamento anual começam a vencer na próxima segunda (24)
Vencimentos ocorrem com base no último algarismo da placa dos veículos. IPVA pode ser pago em cota única ou parcelado, enquanto o licenciamento anual só pode ser quitado à vista Os proprietários de veículos do Distrito Federal devem ficar atentos às datas de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e da…
Governo Lula destinará mais de R$ 40 bilhões para infraestrutura das cidades e programas sociais
Novo PAC Seleções terá inscrições para segunda etapa a partir da próxima segunda-feira 247 – O governo federal anunciou um investimento de R$ 40,7 bilhões para fortalecer a infraestrutura das cidades brasileiras e ampliar programas sociais, como o Minha Casa, Minha Vida e o Água para Todos. A nova fase do Novo PAC Seleções permitirá que…
Acusado de tentar golpe de estado, Bolsonaro diz que quer ser julgado pelo plenário do STF
Ex-presidente questiona forma como está sendo processado e denuncia supostos abusos em investigação e julgamento 247 – Jair Bolsonaro (PL) declarou, em entrevista à Revista Oeste na última sexta-feira, 21, que deseja ser julgado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) após ser denunciado por tentativa de golpe de Estado. Bolsonaro explicou que, na sua visão, deveria ser…