youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Dentre as apurações do GT da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) que estão sob sigilo está a da vereadora reeleita Tainá de Paula (PT-RJ)

A Violência Política de Gênero é um dos crimes contra o Estado Democrático de Direito que impede o livre exercício dos direitos políticos das mulheres

O Grupo de Trabalho de Prevenção e Combate à Violência Política de Gênero, vinculado à Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE), monitora 11 casos de violência política de gênero cometidos contra candidatas durante as eleições que ocorreram na semana passada. 

O Ministério Público Federal classifica a Violência Política de Gênero como “um dos crimes contra o Estado Democrático de Direito e se aplica, pela especialidade das situações, quando houver indicativos de violência física, psicológica ou sexual, impedindo o livre exercício dos direitos políticos.”

Dentre as apurações do GT – que ocorrem sob sigilo – está a da vereadora reeleita no Rio de Janeiro, Tainá de Paula (PT-RJ), que teve o carro alvejado por tiros na semana da eleição. De acordo com a assessoria do MPF, cada caso é investigado pelas instâncias estaduais do órgão. 

Desde 2021 até o momento, já são 233 casos de violência política denunciados ao GT. Entretanto, ainda estão sendo feitas as atualizações quanto às eleições de 2024. 

“Todas as informações recebidas pelo GT são encaminhadas aos procuradores ou promotores com atribuição para investigar cada situação. Só este ano, 62 procedimentos apuratórios relacionados ao tema foram abertos no MPF em todo o país. Há ainda denúncias que chegam diretamente aos promotores eleitorais”, revelou o órgão.

Os tipos de violência que mais são cometidos contra as mulheres são: Moral: 84; Psicológica: 84; Simbólica: 66; Física: 18; e Sexual: 4. Já os cargos que mais receberam ameaças são: Vereadora: 91;  Prefeita:17;  Deputada Federal: 59; Deputada Estadual: 71; e Senadora: 4.

Em setembro, Em um esforço conjunto para enfrentar a violência política de gênero, a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, a Procuradoria Geral Eleitoral e o Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública, assinaram, na noite de terça-feira (10), o  Protocolo de Ação conjunta de Enfrentamento à Violência Política Contra a Mulher. A assinatura é um marco importante na proteção da integridade, da dignidade e da liberdade de todas as mulheres que participam da política brasileira.

Na ocasião, a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), coordenadora-geral da Bancada Feminina, classificou a VPG como “uma das maiores barreiras da participação efetiva das mulheres na política”.

Com informações do PT Org

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Câmara Legislativa debate integração de políticas afirmativas para enfrentar a violência contra a mulher

    Câmara Legislativa debate integração de políticas afirmativas para enfrentar a violência contra a mulher

    A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou sessão solene para debater os desdobramentos da Frente Parlamentar de Combate ao Feminicídio, especialmente o enfrentamento da violência doméstica e a integração de políticas afirmativas. Por iniciativa da deputada Doutora Jane (MDB), o evento reuniu representantes de vários setores, entre eles, das forças de segurança pública, da educação,…


  • Redução da alíquota do ITBI impulsiona regularização de clubes de Brasília

    Redução da alíquota do ITBI impulsiona regularização de clubes de Brasília

    Segundo a Terracap, desde 2022, 20 clubes tiveram seus terrenos regularizados, enquanto outros 30 aguardam a nova legislação para obterem as escrituras 247 – O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou uma redução na alíquota do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis Intervivos (ITBI), visando acelerar a regularização fundiária de clubes de lazer em Brasília. O…


  • Lula brilha no G20 e fortalece união com a China

    Lula brilha no G20 e fortalece união com a China

    As relações Brasil-China emergem como um pilar do Sul Global, impulsionando o fortalecimento de países em desenvolvimento A 19ª cúpula do G20, realizada nos dias 18 e 19 de novembro de 2024 no Rio de Janeiro, foi um marco no desenvolvimento político do Brasil e de sua inserção no mundo como nação soberana, vocacionada para…


Os comentários estão desativados.