youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Presidenta do PT critica Banco Central por sinalizar aumento dos juros em meio a dados que apontam deflação e melhora na economia

Gleisi Hoffmann
Gleisi Hoffmann (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, usou suas redes sociais nesta terça-feira (9) para criticar a possibilidade de um novo aumento da taxa Selic pelo Banco Central, em meio aos sinais de desaceleração da inflação. “No mesmo dia em que o IPCA mostra que há deflação, inclusive no preço dos alimentos, o Boletim Focus do BC aponta para aumento dos juros. Qual a razão dessa ganância, se os fundamentos da economia são firmes e só melhoram?”, escreveu Hoffmann em seu perfil no Blue Sky

A declaração veio após a divulgação dos dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que registrou uma deflação de -0,02% em agosto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado contrasta com o aumento de 0,38% registrado em julho e marca a primeira taxa negativa desde junho de 2023, quando o índice caiu 0,08%.

Com o dado mais recente, a inflação acumulada no ano chega a 2,85%, enquanto a taxa nos últimos 12 meses atinge 4,24%. O número de agosto surpreendeu os analistas, que previam um IPCA estável em +0,01%. A previsão anual era de 4,29%. Segundo o IBGE, a queda nos preços foi influenciada principalmente pela redução nos custos de energia elétrica residencial, além de alimentos e bebidas.

Apesar desse cenário, o Boletim Focus, que reflete as expectativas do mercado financeiro, aponta para a possibilidade de alta da Selic, a taxa básica de juros da economia. Esse movimento gerou críticas de setores políticos e econômicos, que questionam a necessidade de juros mais altos diante da queda na inflação e da melhora dos indicadores econômicos.

No mesmo dia em que o IPCA mostra que há deflação, inclusive no preço dos alimentos, o Boletim Focus do BC aponta para aumento dos juros. Qual a razão dessa ganância, se os fundamentos da economia são firmes e só melhoram?

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Gilmar critica conivência do Exército com acampamentos golpistas e vê “terrorismo” no 8/1

    Gilmar critica conivência do Exército com acampamentos golpistas e vê “terrorismo” no 8/1

    O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que o relatório da Polícia Federal, que embasou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, indica uma coordenação intensa e “proximidade, inclusive, de execução” dos crimes de tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito.…


  • Caiado anuncia data para o lançamento de pré-candidatura à presidência

    Caiado anuncia data para o lançamento de pré-candidatura à presidência

    O governador de Goiás, Ronaldo Caiado é um dos expoentes da direita que tenta se lançar candidato à presidência nas eleições gerais de 2026 O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), anunciou, neste sábado (22/2), a data para o lançamento da pré-candidatura à presidência da República, nas Eleições de 2026. O vice da chapa, no entanto,…


  • DF: taxa de licenciamento 2025 vence entre dias 24 e 28 de fevereiro

    DF: taxa de licenciamento 2025 vence entre dias 24 e 28 de fevereiro

    Proprietários de veículos registrados no DF recebem o boleto no endereço cadastrado no registro do veículo junto com o IPVA O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) divulgou as datas de vencimento da taxa de licenciamento dos veículos registrados na capital do país. De acordo com a Instrução nº 180, publicada no Diário Oficial do DF,…


Os comentários estão desativados.