youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Anúncio foi feito pelo ministro Wellington Dias na terça-feira passada (10), durante visita do presidente Lula ao estado, quando foram tomadas medidas para o enfrentamento da seca severa

Ministro Wellington Dias integrou comitiva do presidente Lula ao Amazonas

Em cerimônia realizada na terça-feira (10), em Manaus, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, anunciou a decisão de adiantar para dia 17 de setembro o pagamento para beneficiários do Bolsa Família afetados pela seca severa que atinge praticamente todo o estado do Amazonas.

Wellignton Dias fez parte da comitiva do presidente Lula que foi ao Amazonas para, em razão da seca, anunciar medidas efetivas em benefício da população e também de combate aos incêndios. Segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), foram registrados 1847 focos na região amazônica.

Diante da realidade, em encontro com prefeitos amazonenses, o presidente Lula assinou decreto número 12.73, que definiu competências do Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo e institui grupos responsáveis pelo monitoramento e articulações de ações de controle e combate a incêndios, após visitar áreas atingidas pela seca.

A antecipação do pagamento do Bolsa Família contempla moradores dos 62 municípios amazonenses, inclusive a capital, Manaus, que tiveram estado de emergência decretado pelo governo estadual e o reconhecimento do governo federal. “São mais de R$ 494 milhões a serem pagos para mais de 650 mil famílias”, informa Wellington Dias.

Ao anunciar a medida de antecipação do pagamento, o ministro destacou que “com a baixa dos rios, fica mais difícil transportar alimentos, combustíveis e outros itens de necessidades da população”. Também falou sobre medidas para viabilizar o acesso à agua para as populações afetadas, como a liberação de cisternas em regiões com famílias mais isoladas.

Outra medida anunciada pelo presidente LULA é a distribuição de 150 purificadores portáteis de água para comunidades de São Sebastião do Curumitá e Campo Novo, no município de Tefé, e Manaquiri, em Manaus, com capacidade para filtrar até cinco mil litros de água por dia. Milhares de famílias terão o benefício da água coletado do rio filtrada e saudável para beber.

Facilidade e agilidade para receber

A Caixa Econômica Federal é parceira com do MDS nos encaminhamentos necessários para a liberação do pagamento do Bolsa Família. No Amazonas, assim como em todo o Brasil, famílias que recebem pelo Caixa Tem, em conta Poupança Digital, podem movimentar os valores que recebem por meio do aplicativo, sem necessidade de se deslocar a uma agência CEF.

Pelo aplicativo Caixa Tem também é possível o beneficiário do Bolsa Família fazer saques nas unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento. Já os que não possuem cartão podem sacar nas agências da Caixa, mediante apresentação de documento com foto.

Com informações do PT Org

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • PF investiga caso de jovem baleada pela PRF; estado da vítima é grave

    PF investiga caso de jovem baleada pela PRF; estado da vítima é grave

    Juliana Leite Rangel, de 26 anos, foi baleada na cabeça durante uma ação da PRF, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro A Polícia Federal (PF) abriu um inquérito para investigar o caso da jovem Juliana Leite Rangel, de 26 anos, que foi baleada na cabeça durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na noite dessa terça-feira…


  • Daniel Silveira descumpriu 227 vezes medidas cautelares, diz Alexandre de Moraes

    Daniel Silveira descumpriu 227 vezes medidas cautelares, diz Alexandre de Moraes

    Ex-deputado federal voltou à prisão após descumprir medidas cautelares impostas pela Justiça 247 – O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta terça-feira (24), manter a prisão do ex-deputado federal Daniel Silveira. Ele foi preso pela Polícia Federal em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, por descumprir as condições de sua liberdade condicional. A medida,…


  • Esquerda e direita enfrentam desafios na renovação de líderes visando eleições de 2026

    Esquerda e direita enfrentam desafios na renovação de líderes visando eleições de 2026

    Partidos encontram dificuldades para encontrar nomes competitivos visando o surgimento de novas lideranças políticas nacionais 247 – À medida que a disputa presidencial de 2026 começa a tomar forma, o Brasil se vê diante do dilema de escolher quem será o sucessor de figuras como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro…


Os comentários estão desativados.