youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Os militares foram indiciados pela Polícia Federal e, por isso, não podem constar em quadros de acesso

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. Foto: Edilson Rodrigues-Agência Senado
Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. Foto: Edilson Rodrigues-Agência Senado

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi retirado da lista de postulantes à promoção de coronel pelo Exército, informa o Metrópoles. Além de Cid, também foram vetados da lista os tenente-coronéis Hélio Ferreira Lima, Guilherme Marques de Almeida, Sergio Ricardo Cavaliere de Medeiros e Ronald Ferreira de Araújo Júnior.

Os militares foram indiciados pela Polícia Federal e, por isso, não podem constar em quadros de acesso enquanto suas detenções não forem revogadas. Mauro Cid é investigado pela PF por participação em uma tentativa de golpe contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo envolvimento no caso das joias em 2023. Os demais militares são alvos da operação Tempus Veritatis, que investiga uma tentativa de golpe.

O regulamento do Exército estabelece que as promoções de oficiais dos cargos de aspirante até tenente-coronel são automáticas, por tempo de serviço ou merecimento. Já a definição de quem avança para o posto de coronel é definida por um colegiado de 18 generais. As promoções ocorrem três vezes ao ano, nos meses de abril, agosto e dezembro.

Cid e os demais militares vetados ainda têm duas janelas para concorrerem à promoção: uma em dezembro e outra em abril de 2025. Porém, para voltarem à lista de candidatos, precisam deixar de ser indiciados pela PF e devem ter restrições impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) derrubadas. Cid era um dos primeiros colocados da classificação geral entre todos da turma e a expectativa era que o militar alcançasse o último posto do oficialato na primeira leva de promovidos.

Já Hélio Lima e Guilherme Almeida, eram, até fevereiro, comandantes da 3ª Companhia de Forças Especiais, sediada em Manaus e do 1º Batalhão de Operações Psicológicas, sediado em Goiânia, respectivamente. Eles foram exonerados de seus cargos pelo comandante do Exército, general Tomás Paiva.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Aliado de Malafaia será o próximo líder do PL na Câmara

    Aliado de Malafaia será o próximo líder do PL na Câmara

    PL de Jair Bolsonaro terá como líder na Câmara em 2025 um deputado que é aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia O PL de Jair Bolsonaro já definiu quem será o novo líder do partido na Câmara em 2025. O escolhido foi o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia. A troca na…


  • Reabertura da Sala Martins Pena emociona público brasiliense

    Reabertura da Sala Martins Pena emociona público brasiliense

    O espaço está na memória afetiva dos frequentadores, que destacam a importância da volta do complexo cultural, que ficou fechado por mais de dez anos Símbolo da cultura e do turismo do Distrito Federal, o Teatro Nacional Claudio Santoro está na memória de muitos brasilienses. Entre 1966 – quando o complexo cultural foi inaugurado –…


  • Lula celebra avanço econômico e reforça compromisso com melhorias sociais

    Lula celebra avanço econômico e reforça compromisso com melhorias sociais

    Presidente destaca crescimento acima das projeções e reforça disposição para levar os ganhos para a população. 247 – Em evento de confraternização de fim de ano no Palácio da Alvorada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o desempenho econômico do Brasil e reafirmou seu compromisso em promover uma nação mais justa socialmente. A matéria…


Os comentários estão desativados.