Dados do IBGE mostram expansão de 1,2% em julho. Atividades de comunicação e serviços administrativos impulsionam crescimento

Serviços em alta: resultado marca o segundo aumento consecutivo e acumulando um ganho de 2,9% nos dois últimos meses
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (11) sua pesquisa mensal de serviços, com ótimas notícias para a economia. Em julho, o setor cresceu 1,2% em relação ao mês anterior, marcando o segundo aumento consecutivo e acumulando um ganho de 2,9% nos dois últimos meses. Em comparação a julho de 2023, a alta é de 4,3%, consolidando o setor em um novo patamar recorde.
O destaque da pesquisa vai para o crescimento expressivo das atividades de profissionais, administrativos e complementares, que registraram um avanço de 4,2% (6,5% entre junho e julho). O agenciamento de espaços de publicidade e intermediação de negócios foram os principais motores dessa expansão.
Outro segmento que apresentou resultados favoráveis foi o de informação e comunicação, com crescimento de 2,2% e um ganho acumulado de 3,8% nos últimos dois meses. A alta nas receitas de provedores de conteúdo, ferramentas de busca na internet e telecomunicações foram decisivas para essa performance, mostrando que a demanda por serviços digitais segue forte.
Desempenho regional e impulso econômico
Os resultados trazidos pela pesquisa também evidenciam um crescimento disseminado nas regiões. Das 27 unidades da federação, 14 registraram aumento na receita real de serviços em julho, com destaque para São Paulo (2,4%), Distrito Federal (14,8%), Rio de Janeiro (0,6%), Minas Gerais (0,9%) e Rio Grande do Sul (1,5%). Esse avanço mostra que a recuperação do setor é um fenômeno nacional, beneficiando o crescimento da economia de diversos estados.
Os números apresentados pelo IBGE refletem a política de estímulo ao crescimento econômico promovida pelo presidente Lula. Medidas de incentivo ao consumo e investimentos estratégicos têm resultado em uma melhora consistente nos índices do setor de serviços, um dos pilares da economia. Com o foco na retomada sustentável e na ampliação das oportunidades, o governo reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do país e o fortalecimento de todos os setores produtivos.
Com informações do PT Org
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Gilmar critica conivência do Exército com acampamentos golpistas e vê “terrorismo” no 8/1
O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que o relatório da Polícia Federal, que embasou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, indica uma coordenação intensa e “proximidade, inclusive, de execução” dos crimes de tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito.…
Caiado anuncia data para o lançamento de pré-candidatura à presidência
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado é um dos expoentes da direita que tenta se lançar candidato à presidência nas eleições gerais de 2026 O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), anunciou, neste sábado (22/2), a data para o lançamento da pré-candidatura à presidência da República, nas Eleições de 2026. O vice da chapa, no entanto,…
DF: taxa de licenciamento 2025 vence entre dias 24 e 28 de fevereiro
Proprietários de veículos registrados no DF recebem o boleto no endereço cadastrado no registro do veículo junto com o IPVA O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) divulgou as datas de vencimento da taxa de licenciamento dos veículos registrados na capital do país. De acordo com a Instrução nº 180, publicada no Diário Oficial do DF,…