Deflação mostra que BC tem margem para promover cortes da Selic, não o contrário. “Deixem o Brasil trabalhar, consumir e produzir!”, afirma Gleisi Hoffmann
Queda nos preços: mercado financeiro não tem argumento para justificar arrocho monetário de Campos Neto
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto, divulgado nesta terça-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentou uma queda de -0,02%. Esta é a primeira deflação desde junho de 2023, quando o índice foi de -0,08%. A inflação acumulada em 12 meses agora é de 4,24%, dentro da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
Dois grupos tiveram destaque na diminuição do índice: alimentação e bebidas (-0,44%) e habitação (-0,51%). No caso da alimentação, houve recuo nos preços de itens como batata inglesa (-19,04%), tomate (-16,89%) e cebola (-16,85%), impulsionados por uma maior oferta no mercado, devido a condições climáticas favoráveis.
Já em habitação, a redução de 2,77% na energia elétrica residencial, influenciada pela mudança para a bandeira tarifária verde, foi determinante para o resultado. Mesmo com os combustíveis registrando leve aumento, a estabilidade no grupo de transportes (0,00%) e a queda nas passagens aéreas (-4,93%) ajudaram a manter o índice baixo.
Inflação diminui. E os juros?
Os números do IPCA de agosto mostram que a inflação segue em desaceleração, o que enfraquece o discurso do Banco Central, presidido pelo bolsonarista Campos Neto, em favor de aumento na taxa de juros. O Comitê de Política Monetária (Copom) se reunirá semana que vem e a expectativa do mercado é por nova alta na Selic.
A discussão sobre a taxa de juros elevada vem sendo questionada por diversos setores, especialmente o industrial, e a nova divulgação do IBGE pode se tornar um argumento importante para o reposicionamento da política monetária. Gleisi Hoffmann, deputada estadual (PR) e presidenta do PT, criticou mais uma vez o posicionamento do BC. Em post publicado nesta 3a feira (10), na rede social Bluesky, ela faz uma pergunta pertinente: “Qual a razão dessa ganância, se os fundamentos da economia são firmes e só melhoram? (…) Deixem o Brasil trabalhar, consumir e produzir!”.
Como lembra Gleisi, a estratégia de controle inflacionário adotada pelo governo federal está surtindo efeito. Dessa forma, o ambiente de preços estável deveria abrir espaço para uma política monetária menos agressiva, que favoreça a economia e o desenvolvimento do país.
É possível aliar a aceleração no crescimento do país e o combate à inflação, como mostram os indicadores do governo Lula. Os números do IBGE revelam que há espaço para ajustes nas políticas econômicas, sem necessidade de decisões do Banco Central que, no fim das contas, beneficiam principalmente rentistas e especuladores.
Com informações do PT Org
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Gilmar diz que 8/1 foi motivado por “discurso de ódio” e “fanatismo”
Sem citar nomes, o ministro do STF afirmou que o governo anterior “radicalizou o debate mediante a criminalização da oposição” Gilmar Mendes: “Os fatos que ali se sucederam refletiam a reverberação de uma ideologia rasteira, que inspirou a tentativa de golpe de Estado” – (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press) O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal…
“Uma declaração de guerra à democracia”, diz Gleisi sobre Meta encerrar checagem de fatos
Presidenta do PT classificou como “gravíssima” a notícia de que a Meta (empresa controladora das redes sociais Facebook e Instagram) decidiu encerrar a checagem de fatos e substituí-la pelo modelo de notas da comunidade Gleisi: “Estabelecer leis para as redes sociais é urgente, antes que seja tarde demais” A presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi…
8 de janeiro de 2023: dois anos após atos golpistas, democracia segue fortalecida
Nesta quarta-feira (8), o presidente Lula participa de cerimônias em defesa do Estado Democrático de Direito e em repúdio ao golpismo, incluindo o Abraço da Democracia, na Praça dos Três Poderes Os ataques do 8 de janeiro foram planejados por Bolsonaro e seu grupo golpista para provocar uma intervenção militar no país Há exatos dois…