Entre os investigados estão o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) e o influenciador Pablo Marçal
Sputnik – A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmén Lúcia, será a relatora do inquérito que apura mentiras e fake news sobre as enchentes do Rio Grande do Sul.
O procedimento foi instaurado nesta quarta-feira (8) pela Polícia Federal (PF), por determinação do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.
Entre os investigados estão o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) e o influenciador Pablo Marçal, que postaram conteúdos falsos levantados pela PF.
A decisão de abrir o inquérito ocorreu após o comandante militar do Sul, o general Hertz Pires do Nascimento, destacar os impactos causados pelas fake news, em reunião de emergência com ministros realizada ontem no Palácio do Planalto.
O pedido para a abertura de investigação foi feito pela Secretaria de Comunicação da Presidência ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O ministro-chefe Paulo Pimenta informou que as as notícias falsas envolvem ações dos governos federal, estaduais e municipais sobre o trabalho de resgate e a recuperação da região.
Mais de 1,4 milhão de pessoas no estado foram prejudicadas pelos temporais, que chegaram a atingir a média esperada para cinco meses em algumas partes do Rio Grande do Sul.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Atenção, contribuinte: IPVA e licenciamento anual começam a vencer na próxima segunda (24)
- Governo Lula destinará mais de R$ 40 bilhões para infraestrutura das cidades e programas sociais
- Acusado de tentar golpe de estado, Bolsonaro diz que quer ser julgado pelo plenário do STF
- Ex-subsecretária do DF sugeriu blitze para reduzir votos de Lula: “Menos 25.000 votos no 9”
- Ibaneis entrega Rodoviária à iniciativa privada em ato simbólico à 0h