O DCM recebeu a seguinte nota:
O Itaú Unibanco elevou sua projeção para o crescimento da economia brasileira neste ano. A estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) passou de alta de 1,8% para 2,0%, mesmo nível aguardo em 2025. A expectativa incorpora a melhora da perspectiva para o crédito, que, segundo explica em relatório, tem se confirmado nos últimos dados divulgados.
A expectativa para o PIB de 2024 incorpora uma perspectiva mais positiva para as concessões de crédito, especialmente para pessoa física e habitacional.
Conforme o banco, ainda que o seu indicador diário de atividade (IDAT-atividade) mostre a economia mais fraca em janeiro, com alguma estabilização em fevereiro, segue esperando alguma recuperação dos gastos ao longo dos próximos meses dado o aumento real do salário mínimo concedido no início desse ano. Isso, diz, tende a ter efeito significativo sobre as vendas no varejo de março.
Desemprego
Ao mesmo tempo, a instituição espera que o mercado de trabalho se mantenha robusto. Neste sentido, reduziu a projeção para a taxa de desemprego deste ano e do seguinte, de 8,0% para 7,8%. “Os últimos dados de mercado de trabalho não mostram sinais de arrefecimento, com crescimento da população ocupada tanto formal quanto informal e aceleração dos salários em janeiro”, afirma.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Ataque à democracia: sede do Diretório do PT de Diadema é furtado e depredado
- Termos da Meta “não estão adequados à legislação brasileira”, aponta AGU
- Micro e pequenas empresas criaram 96% das vagas de emprego em novembro de 2024
- Fake news, como a do Pix, são desafios para novo ministro da Secom
- Indústria de motos cresce 11,4% em 2024 e alcança melhor marca em 13 anos